Samu de Tatuí tem troca de local devido a temporal com rajadas de vento

Base do serviço está interditada desde o dia 11 e terá mudança de endereço

Entre os danos, parte de estrutura do prédio do Samu (Foto: Divulgação)
Da reportagem

O Samu de Tatuí (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência) está interditado e mudará de endereço devido ao temporal com rajadas de vento que atingiu a cidade na sexta-feira da semana passada, 11. Na ocasião, parte da estrutura do prédio da unidade desabou, atingindo um veículo de apoio e uma ambulância.

Com as avarias, a base do Samu está funcionando provisoriamente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Jardim Junqueira, e, segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, será construída uma nova base para o serviço, com a atual dando espaço a um novo equipamento público após reforma.

Além do imóvel então ocupado pelo Samu, uma UBS unidade básica de saúde (UBS) e uma escola sofreram avarias, que já estão com os reparos em execução.

Outros locais danificados durante a tempestade envolveram: um posto de combustível, que teve a bomba arrastada pelo vento; outro posto, que teve parte do teto e da estrutura retorcidos; a cobertura do estacionamento de um supermercado; o telhado de uma oficina mecânica; e uma loja de veículos, cujos vidros estouraram, deixando cacos espalhados e derrubando motos.

Além disso, segundo divulgação da prefeitura, houve mais de 300 quedas de árvores, além de oito postes. Não houve vítimas fatais, apenas oito vítimas leves, atingidas por estilhaços de telhado e socorridas na UPA.

De acordo com dados do Sistema Integrado de Informações Meteorológicas (Simet), localizado na Faculdade de Tecnologia de Tatuí “Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo” (Fatec), ocorreram 12 milímetros de chuva em 30 minutos, com ventos que chegaram a 100 km/h.

“Vale mencionar que o último registro computado no Simet antes de sua quebra foi de ventos a 96 km/h, o que leva a crer que a velocidade do vento chegou a 100 km/h”, destaca a assessoria.

Ela informa, ainda, que o temporal aconteceu por volta das 18h10 e, aproximadamente, já às 19h da noite, todas as equipes da prefeitura (Defesa Civil, Segurança Pública, Obras, Zeladoria, Serviços Públicos e Meio Ambiente), dos bombeiros e da concessionária de energia Elektro “já estavam em operação, e, na manhã de sábado, todas as vias já se encontravam desobstruídas”.

Devido à tempestade, de acordo com a Elektro, foram mais de 300 pontos de rompimento da energia elétrica, com 60% deles restabelecidos ainda na sexta-feira. De acordo com a concessionária, as equipes trabalharam durante a madrugada, normalizando 81% do fornecimento no início de sábado.

“Com suporte de equipes de bases vizinhas, a empresa aumentou em sete vezes o número de eletricistas, e, na manhã de domingo, a situação já estava normalizada para todos os clientes”, completou.

Os locais mais afetados pelo temporal foram o centro, a vila Brasil, o São Cristóvão, o Jardim Manoel de Abreu, a vila Doutor Laurindo e o Jardim Palmeiras. Não houve registro de pessoas desabrigadas ou desalojadas.