Salão Villa-Lobos recebe ‘Um Brinde í  í“pera!’ no domingo





A aluna Paula Psillakis faz no domingo, 6, novo recital de conclusão de aperfeiçoamento em canto lírico, curso oferecido pelo Conservatório de Tatuí. A apresentação terá entrada franca, a partir das 11h, no Salão Villa-Lobos (rua São Bento, 415).

Com o título “Um Brinde à Ópera!”, o recital é focado no tema de estudos da soprano ao longo do ano: árias de ópera do século 19, com ênfase neste repertório de páginas famosas do gênero operístico para soprano lírico e coloratura.

Sob orientação da professora Marilane Bousquet e coordenação de Cristine Bello Guse, Paula apresenta-se com acompanhamento ao piano de Fanny de Souza Lima.

Fazem participações especiais a Orquestra de Cordas Infantojuvenil do Conservatório de Tatuí, sob regência de Eduardo Augusto e assistência de Daniel Lazala; o Coral São Francisco, sob regência de Patrícia Cavichioli; Bruna Gavioli (narradora) e Alexandre Antunes (tenor).

No programa, estão movimentos das óperas “La Traviata” (Giuseppe Verdi), “La Wally” (Alfredo Catalani), “Rigoletto” (Giuseppe Verdi), “Carmem” (Georges Bizet) e “Gianni Schicci” (Giacomo Puccini). Também serão apresentadas obras de Edvard Grieg (“In the Hall of the Mountain King”), César Franck (“Panis Angelicus” – Messe em A major), Vladimir Vavilov (“Ave Maria de Caccini”).

A soprano Paula cursa aperfeiçoamento no Conservatório, sob orientação de Cristine Guse e Marilane Bousquet, e técnica em voz, pela Etec de Artes de São Paulo.

Atualmente, cursa canto lírico na Escola Municipal de Música, sob orientação de Laura de Souza. Por duas vezes, foi premiada em primeiro lugar, no Concurso de Canto Lírico do Encontro da Canção de Câmara Brasileira, e no VII Prêmio de Música de Câmara, no Conservatório de Tatuí.

Executou como protagonista diversas óperas e cursou diversos programas de performer da ópera e interpretação para cantores líricos. Tem como “missão pessoal” a divulgação da ópera e da música erudita.

Para tanto, vem desenvolvendo trabalhos e apresentando este repertório em diversos meios, como o Programa Silvio Brito em Família, na Rede Vida de Televisão; na Virada Cultural (catedral da Sé – São Paulo); junto à Orquestra Infantojuvenil do Conservatório de Tatuí, entre muitos outros.

Em sua trajetória, teve como professores Susan Young (NY Voice Studio – EUA) e Gail Dubinbaum (Phoenix Opera – EUA), além de masterclasses com Andréia Kaiser, Rosemeire Moreira, Ângela Barra, Rachel Inselmann (EUA), e “coachings” com os pianistas Ricardo Ballestero (USP), John Massaro (Phoenix Opera-EUA), e Paul Dorgan (Utah University – EUA).