Sagrada Famí­lia vai receber a Festa do Milho neste sábado





A tradicional “Festa do Milho-Verde”, da Paróquia Sagrada Família, chega à sexta edição, com início neste sábado, 17, a partir das 18h. O evento beneficente acontece nos próximos três finais de semana e pretende reunir 15 mil pessoas durante os seis dias de festa.

O padre da paróquia, Edvilson Godoy, explica que o evento é dedicado às famílias e tem como objetivo arrecadar verba para as obras de evangelização da própria igreja.

“Todo o dinheiro arrecado será utilizado para a ampliação do centro catequético e do centro comunitário, com a criação de novas salas. Além disso, colocaremos ar-condicionado, para fazer a climatização de todo o espaço”.

Para produzir as receitas à base de milho-verde, serão utilizadas aproximadamente 30 toneladas do vegetal. Parte da matéria-prima é doada por produtores rurais da região – cerca de 80% – e o restante, comprado pela paróquia.

Nos dias da festa, a população poderá consumir quitutes como: pamonha, bolo, curau, milho cozido, virado, cuscuz, bolinho, sorvete e suco de milho, além de outras iguarias.

O padre informa que há um grupo de cerca de 150 voluntários da igreja que fica responsável por preparar todos os alimentos que serão vendidos durante os seis dias de festa.

“Esse é um trabalho bem manual: descascar o milho, ralar, preparar as receitas, tudo. Temos máquinas que auxiliam no preparo, mas ainda assim é bem trabalhoso. A preparação das comidas começa no dia da festa mesmo, pois tudo deve ser servido bem fresquinho”, afirma Godoy.

O pároco da Sagrada Família reforça que a festa tem caráter religioso e é voltada “para as famílias”, um dos motivos pelo qual não será vendido nenhum tipo de bebida alcoólica.

“Vender álcool foge do nosso propósito, até porque existem famílias dentro da igreja que lutam contra o alcoolismo e, por isso mesmo, não podemos arrecadar dinheiro com bebida alcoólica”, reforça o padre.

Godoy destaca que a 6a Festa do Milho Verde proporciona “um momento para confraternizar, cultivar amizades, conversar, ajudar a igreja e saborear as diversas receitas tradicionais de milho”.

O padre lembra que a festa sempre foi realizada em março, mas, neste ano, a data foi mudada por conta da falta de chuva. “Pela primeira vez, estamos fazendo em maio, pois a estiagem do início do ano elevou o preço do milho”.

De acordo com o pároco, o evento já é bastante conhecido na região, o que faz Tatuí receber visitantes de diversas cidades durante a festa. “Até as pessoas de São Paulo que querem passear vêm para nossa festa”.

A 6ª Festa do Milho Verde acontece dentro da Paróquia Sagrada Família, localizada na avenida Cônego João Clímaco, mais conhecida como Avenida das Mangueiras, no centro. Nos sábados, 17, 24 e 31, a festa começa às 18h e vai até às 23h. Nos domingos, 18 e 25 de maio e 1o de junho, será das 11h às 22h.