O projeto BuZum! está de volta a Tatuí, nesta semana, para levar o teatro de bonecos às escolas. A cidade receberá a primeira apresentação da peça “Sabor de Vitória”, que, depois de Tatuí, será encenada em um total de 800 sessões gratuitas para 40 mil pessoas em escolas públicas.
Nos dias 19 e 20, os bonecos estarão na Escola Municipal “Maria da Conceição Oliveira Marcondes”, à rua Construtor Justo Del Santoro, 300, no Jardim São Luiz.
Já no dia 21, as atividades serão na Escola Municipal de Ensino Fundamental “Profª Magaly Azambuja de Toledo”, à rua Osmil Martins, 400, no Jardim Santa Rita de Cássia.
A peça aborda a “alimentação saudável”. Conforme a assessoria do espetáculo, “para que esse importante tema seja transmitido de forma consciente ao público infantil, o BuZum!, companhia itinerante de teatro de bonecos sobre rodas, que circula por todo o país em escolas públicas, leva a várias cidades o mais novo espetáculo sobre a alimentação saudável: ‘Sabor de Vitória’”.
“Quando mais cedo começarmos a entender isso, melhor será, afinal a obesidade infantil tem crescido muito nos últimos anos”, afirma Mariane Gutierrez, diretora de produção do BuZum!
“Não é à toa que essa questão tão emergente seja levada às escolas, já que a obesidade cresceu 60% no Brasil nos últimos dez anos. Uma em cada cinco pessoas no país está acima do peso, segundo pesquisa divulgada no Ministério da Saúde, em 2017”, segue a assessoria.
De forma cômica, o BuZum! apresentará uma história com charmosos bonecos, retratando cenas reais dos dias atuais. “Partimos do ponto que determinados alimentos causam benefícios ou malefícios em nosso corpo. Se isso já é uma preocupação aos adultos, por que não iniciarmos às crianças? Decidimos trazer essa reflexão também para os pequenos, pois, através da reeducação, eles poderão lembrar e assimilar no futuro”, explica Beto Andreetta, diretor do BuZum! e da Pia Fraus.
Com texto de Claudia Naoum, concepção de Beto Andreetta e Mari Gutierrez e direção de Wanderley Piras, o famoso ditado “Somos aquilo que nos alimentamos” será explicado por meio de brincadeiras e diálogos de uma das personagens principais: Júlia, uma esperta e curiosa menina, que recebe uma medalha de campeã de um torneio de embaixadinhas, quando encontra uma caveira brincalhona.
Depois do susto inicial, a menina descobre que a caveira é, na verdade, o esqueleto de Luiz, um menino preguiçoso e com péssimos hábitos alimentares.
Júlia tenta ajudar o esqueleto e outros órgãos de Luiz para melhorar seus hábitos alimentares. No espetáculo, diversos bonecos, como: o cérebro, o coração, os olhos, a boca, o nariz e a orelha, transmitem a mensagem do que cada alimento causa no organismo.
A itinerância pelas 24 cidades é apresentada pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto CCR, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da CCR SPVias, e acontece até o mês de novembro, circulando por vários Estados do Brasil.