Sabesp alerta sobre uso de água em Tatuí

Em comunicado, companhia enumera medidas a serem tomadas e pede “consciência”

Sabesp se manifesta sobre água em Tatuí (Foto: Arquivo O Progresso)
Da redação

Em nota divulgada à imprensa nesta quinta-feira, 5, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) pede à população “uso consciente” da água em Tatuí.

A precaução, segundo apontado pela companhia, é “devido à estiagem prolongada que afeta todo o estado de São Paulo”. “Apesar de todos os esforços para garantir a distribuição, é fundamental que a população colabore, adotando hábitos de consumo consciente”, acentua.

“Ações simples, como fechar a torneira ao escovar os dentes, tomar banhos rápidos e evitar o uso de mangueiras para lavar calçadas, são essenciais para evitar o desperdício de água”, completa.

A Sabesp também reforça a importância do “consumo consciente” e “convida” a todos a adotarem medidas de economia de água, que, “quando feitas coletivamente, têm grande impacto”, reforça.

Entre as medidas, estão a utilização de vassoura e balde para limpar áreas externas, evitando o uso de mangueiras; uso de descarga com moderação; não emprego de água corrente para descongelar alimentos; e atenção a possíveis vazamentos.

A Sabesp também disponibiliza um link para quem se interessar por mais dicas (https://www.sabesp.com.br/a-sabesp/educacao/dicas-economia-agua)

No município, a companhia opera duas captações superficiais, uma no rio Sarapuí, que responde por 55% da produção de água local, e outra no rio Tatuí, responsável por 20%.

Além disso, quatro poços profundos contribuem com 25% da água fornecida. Atualmente, todos os sistemas estão operando em capacidade máxima para assegurar o abastecimento.

A Sabesp ainda sustenta que melhorias no abastecimento público de água foram realizados ou estão com realização previstas, entre elas: verificação de batimetria na represa Tatuí, visando definir o volume armazenado; ampliação da outorga e captação de água no rio Sarapuí; e instalação de conjunto motor bomba no rio Sarapuí, visando aumento da vazão captada.

Além disso, estão na previsão melhorias com ações nas bacias dos rios Tatuí e Pederneiras, para liberação de água represadas em açudes de fazendas; monitoramento online dos níveis dos rios Tatuí e Sarapuí; e remanejamento de redes de distribuição.

Estão sendo previstos, também, instalação de válvulas redutoras de pressão; execução de manutenções preventivas e corretivas nos sistemas de captação, tratamento e distribuição de água; e pesquisas de caça vazamentos e trocas de ramais.

Ainda segundo a nota, existem planos para perfurar dois novos poços profundos e implantar uma nova estação de tratamento de água, “devido à crescente demanda gerada pelo crescimento populacional e pelo aumento das temperaturas”, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

Reclamações

Recentemente, moradores do bairro Vida Nova Tatuí relataram ter ficado cerca de quatro dias sem água encanada. Segundo informaram, o fornecimento foi interrompido no sábado da semana passada, 31 de agosto.

A Sabesp informou, em razão disso, que tem disponibilizado caminhões-pipa para atendimentos emergenciais de escolas e hospitais.

Já o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, via Instagram, declarou que: “Os reservatórios estão baixos, por conta da falta de chuva. Precisamos ter consciência do uso da água, que hoje está em um período escasso. Estou constantemente em contato com a direção da Sabesp e eles disseram que colocarão tudo em funcionamento regular na próxima semana”.