Rontan poderá ser incorporada pelo grupo americano ‘Global Digital Solutions’





A empresa americana GDSI (Global Digital Solutions) anunciou ao mercado internacional, na segunda-feira, 19, a aquisição do Grupo Rontan, fundado na década de 70 em Tatuí e que emprega cerca de 1.200 pessoas de forma direta e indireta.
A aquisição é citada em comunicado oficial da GDSI, repercutido por dezenas de veículos de comunicação nos Estados Unidos.

A empresa, com sede em West Palm Beach, na Flórida, inclusive, antecipou a indicação, pelo conselho de diretores, do nome de Edigimar A. Maximiliano Junior, que atua na Rontan desde julho de 2014, como CEO da nova companhia após o processo de transição.

O executivo Richard Sullivan, CEO da GDSI, deverá assumir o papel de administrador responsável pelo grupo.
No comunicado, a transação é dada como certa. “Esta transação, emocionante, representa um significativo passo à frente para a GDSI”, afirma Richard J. Sullivan, no comunicado.

“Estamos sendo extremamente impressionados com os 45 anos de experiência da Rontan e seu registro excepcional de atendimento a clientes com produtos e serviços de alta qualidade – tanto no Brasil como internacionalmente. Estamos especialmente satisfeitos que o Max (atual CEO da Rontan, Edigimar A. Maximilliano) servirá como CEO da GDSI. Max é um líder extremamente talentoso e experiente, e estamos animados para recebê-lo, bem como toda a equipe Rontan na família GDSI”, segue o comunicado.

No mesmo documento, Edigimar Maximiliano afirma que “este é um marco importante em 45 anos de história da Rontan”. “A combinação da Rontan e GDSI – com sua experiente equipe de gestão e conselho de administração liderado por Richard Sullivan – nos ajudará a expandir a nossa capacidade de atendimento enquanto continuamos a fornecer a nossos clientes em todo o mundo produtos e serviços de classe mundial. Estou ansioso para alavancar a vasta experiência da Rontan e alcance internacional para permitir que a equipe da GDSI aproveite as muitas oportunidades de crescimento rentável previstos pela estratégia global da GDSI”, afirma ele, que possui PhD em administração pela Fundação Getulio Vargas e já atuou junto a empresas como General Motors, Grupo Iguatemi, Bradesco BBI, entre outras.

A Global Digital Solutions é empresa líder na área de segurança e solução em tecnologia. Em junho do ano passado, completou a aquisição da NACSV, empresa de veículos especiais para a gestão de emergências, socorristas e segurança nacional.

No mesmo comunicado à imprensa, a GDSI – que já incluiu o Grupo Rontan em seu website oficial como empresa membro da instituição – também divulgou documento da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos ao termo de compromisso de compra e venda, assinado pelos sócios-proprietários do grupo Rontan.

O documento incluiu valores a serem pagos e lista uma relação de cláusulas a serem cumpridas por ambas as partes até a conclusão da negociação.

A diretoria local foi procurada pela reportagem de O Progresso e afirmou, por telefone, que as negociações “não estão totalmente fechadas”.

Até o encerramento desta edição (terça, 17h), porém, os representantes locais da empresa não haviam se pronunciando oficialmente sobre a suposta venda do grupo.

Sindicato

Embora o comunicado emitido pela GDSI afirme a aquisição do grupo, o vereador e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Tatuí, Ronaldo José da Motta, disse que a empresa foi precipitada ao emiti-lo.

Ele afirmou que o sindicato está acompanhando as informações que envolvem o Grupo Rontan e que, na semana passada, foi “informado da assinatura de um termo de compromisso de compra e venda, cujo prazo para oficialização é de até 60 dias”.