Giorge de Santi
Romeiros de Tatuí caminharam até Pirapora na Semana Santa
Cerca de 80 peregrinos saíram de Tatuí na terça-feira da semana passada, 15, em romaria até a cidade de Pirapora do Bom Jesus, em caminhada de aproximadamente 130 quilômetros.
Esta foi a 49ª romaria a pé. Os romeiros carregaram uma cruz durante todo o percurso, enfrentando, inclusive, bastante chuva.
Eles chegaram em Pirapora na noite de quinta-feira,17, e realizaram procissão até a igreja da cidade, na Sexta-feira Santa.
O organizador da romaria, José Cláudio Bernardo, conhecido como Cláudio Itatiba, 51, conta que a tradição já vem desde os anos 60 e que ele participa desde 1973. “Só falhei em dois anos, um porque minha filha nasceu e outro porque passei mal”, conta.
O pai dele, Lupércio Bernardo, foi quem deu início à peregrinação até Pirapora. “Ele tinha o costume de trabalhar na Semana Santa e, por três vezes, perdeu seus equipamentos por conta de um incêndio. Por isso, fez uma promessa de que não trabalharia mais durante o feriado santo”, relata o filho.
Bernardo lembra que, devido às perdas no trabalho, o pai dele decidiu fazer a romaria até Pirapora para agradecer todas as bênçãos e evitar novos incêndios nas máquinas. “Começou com três pessoas, meu pai e outros dois funcionários, e, aos poucos, foi atraindo mais gente”.
A romaria até Pirapora já reuniu cerca de 300 pessoas, de acordo com o organizador. O público é bem diverso: há homens, mulheres, jovens, adultos, idosos e até crianças. A filha de Bernardo tem 11 anos e já participa há três anos.
“O grande significado de ser romeiro é nossa fé e devoção pelo Bom Jesus. Caminhamos até Pirapora para agradecer tudo o que recebemos e para tornar nosso ano ainda mais agradável”, finaliza Bernardo.