Rodeio na cidade terá ‘cara’ e data novas

343





Kaio Monteiro

Novidades para o rodeio organizado na cidade tiveram divulgação em evento realizado pela Prefeitura, com presença de prefeito e vereadores

 

A Prefeitura anunciou na terça-feira, 10, as novidades para rodeio organizado na cidade. O evento, tradicionalmente realizado em dezembro, será adiantado para o mês de outubro. A dupla João Bosco e Vinícius tocará no show gratuito de abertura, dia 17 de outubro.

Com nova “roupagem”, o evento passa a se chamar “Tatuí 2013 Rodeio Festival”. O evento também apresentará a penúltima etapa do circuito estadual de rodeios, com premiação de até R$ 20 mil aos melhores competidores.

A programação da festa contará, ainda, com shows das duplas Fernando e Sorocaba, dia 18 de outubro, Thaeme e Thiago, dia 19, e Luan Santana, dia 20. A penúltima etapa do circuito RR de Rodeios acontecerá no encerramento do festival.

A festa acontecerá por meio de parceria da Prefeitura com a empresa Cia. do Rodeio RR. A empresa organizará o evento, sendo a responsável pela bilheteria, praça de alimentação e custeio da festa.

Segundo o diretor do Departamento Municipal de Cultura e Desenvolvimento Turístico, Jorge Rizek, o único gasto para a realização do “Tatuí 2013 Rodeio Festival” será com o show de abertura.

O prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, afirmou, sem revelar a quantia gasta pela Prefeitura, que o investimento é “muito pequeno em relação aos eventos do mesmo seguimento promovidos na região”.

“Nesse momento de dificuldade, não podemos inventar muita coisa. Tem que fazer as coisas com pouco recurso. Então, precisamos economizar”, afirmou.

Os gestores públicos também enfatizaram, no coquetel de abertura apresentado numa choperia, que a festa deve atrair mais de cem mil pessoas.

“Será montada uma estrutura nova, um palco novo, praça de alimentação maior do que os eventos anteriores”, contou Manu.

O “Tatuí 2013 Rodeio Festival” acontecerá à margem da rodovia Antonio Romano Schincariol (SP-127), ao lado do batalhão da Polícia Militar.

“O local foi o mesmo do ano passado, pois tem uma acessibilidade muito boa. É perto da rodovia, com grande fluxo para entrar e sair da festa. O som também, naquele local, não irá incomodar os moradores da cidade”, apontou o prefeito.

As autoridades presentes no coquetel de lançamento, além de Manu, foram o secretário de Governo, Segurança Pública e Transporte, Vicente Menezes, o diretor de cultura Rizek e o diretor do Departamento Municipal de Comunicação, Alexandre Scalise.

Também estiveram no local os vereadores Antônio Marcos de Abreu (PP), Alexandre de Jesus Bossolan (DEM), Fábio José Menezes Bueno (PSDB), Dione Batista (PDT), Job dos Passos Miguel (PPL) e o presidente da Câmara, Oswaldo Laranjeira Filho (PT).

Menezes foi o único a falar publicamente sobre o evento. Ele parabenizou a Prefeitura pela mudança da data – nos anos passados, o rodeio era organizado em dezembro -, pois “tirava um pouco de dinheiro de circulação do comércio”. “Agradamos tanto o comércio quanto aqueles que gostam do rodeio”, ponderou.

Menezes declarou que é favorável à realização de rodeios na cidade e considera-se “apaixonado pelo evento”. Segundo ele, a montaria de bois é tradicional no Brasil desde 1600.

O vereador também lembrou que Tatuí foi importante rota para os tropeiros, que saiam da região Sul com destino à feira de muares em Sorocaba.

“Tatuí não vai acabar com o rodeio como as outras cidades. É uma tradição que o povo gosta. Quem fala que esse tipo de evento machuca os animais não conhece o tratamento dos cavalos e dos bois. Tenho certeza que vai ser o melhor rodeio que Tatuí já teve em sua história”, opinou o vereador.