Rito de Finados deve reunir cerca de 500 no ‘Cristo Rei’ hoje





A Paróquia Nossa Senhora das Graças, na vila Dr. Laurindo, realiza nesta quarta-feira, 2, a missa de Finados. A estimativa da igreja é de que o evento reúna cerca de 500 pessoas no cemitério Cristo Rei, na avenida Cônego João Clímaco de Camargo (Avenida das Mangueiras).

A solenidade em homenagens aos mortos terá início às 9h. O evento deverá ter entre 1h15 e 1h30 de duração, de acordo com o padre Jânio Procópio da Silva.

A missa será acompanhada por padres de todas as igrejas do município, além de paroquianos de toda a cidade. A cerimônia é organizada com o apoio da administração do cemitério. No local, será instalada uma tenda, que abrigará o pároco, diáconos e o público.

Segundo o padre, o espaço para a realização da celebração terá um altar e poderá abrigar parte do público. O número de expectadores poderá variar conforme clima desta quarta-feira.

A missa em homenagens aos mortos segue o mesmo rito das liturgias realizadas nas paróquias. Serão feitas rezas, leitura de textos e cânticos. A organização prevê a instalação de equipamento de som, que possibilitará ao público o acompanhamento da missa.

A missa de Finados é realizada anualmente pela Igreja Católica. Além de feriado, Finados é uma data religiosa, na qual os católicos se lembram dos mortos e os homenageiam, pela crença na ressurreição.

Neste ano, a missa de Finados volta a ser organizada pela paróquia da vila Dr. Laurindo. O padre antecipou que o evento contará com “bastantes cantos”. “Não é porque é Finados que vamos fazer algo em tom triste, porque cremos na ressurreição”.

Programação

O feriado de Finados, comemorado nesta quarta-feira, 2, contará com a feira livre, organizada tradicionalmente em frente ao cemitério Cristo Rei. De acordo com a Prefeitura, no local, serão montadas barracas de flores, velas, frutas, alimentos, brinquedos, bijuterias e roupas.

Os cemitérios Cristo Rei e São João Batista – este, no Vale da Lua – funcionarão normalmente nesta quarta. Os campos-santos abrem as portas às 6h e receberão visitantes até às 18h. O Demutt (Departamento Municipal de Trânsito e Transporte) e a Guarda Civil Municipal intensificarão a ronda e a fiscalização para inibir furtos e acidentes nas imediações das necrópoles.