Reunião técnica para a edição 2017 do ‘Zé Leiteiro’ será nesta semana





A organização do Campeonato José de Campos – Zé Leiteiro programa para esta semana a realização de congresso técnico para definição das regras do torneio neste ano. O evento desportivo tem início previsto para este domingo, 15, e deve ser disputado por mais de oito agremiações distintas.

Realizado desde 2006, o torneio leva o nome de José de Campos, incentivador da prática de futebol. Já falecido, ele cedeu a propriedade – que é utilizada pelo Áz de Ouro – para a realização das primeiras partidas. O campeonato começou a ser realizado entre atletas que se conheciam. Posteriormente, por conta da procura, passou a registrar jogadores de equipes convidadas.

Há anos, o evento recebe apoio da Prefeitura. O Executivo cede a arbitragem e também auxilia o organizador Cesário Mota Filho, o Cesário Tatu, a realizar as partidas. Os jogos são promovidos impreterivelmente aos domingos pela manhã. Eles têm entrada franca e aconteceu no estádio do Áz de Ouro.

O acesso ao campo se dá pela rua Teófilo de Andrade Gama, no sentido ao Jardim Santa Rita de Cássia. É lá que as equipes se enfrentarão após definição das chaves. Até o início do mês, o organizador previa a realização do evento para esta quarta-feira, 11.

No encontro com representantes das equipes, a organização quer estabelecer as regras gerais da competição (como número máximo de substituições, critérios de desempate e sistema de pontuação) e as chaves da disputa.

Em geral, o torneio reúne entre oito e nove times. Eles são divididos em dois grupos. Os trabalhos para a competição em 2017 foram iniciados em outubro do ano passado, quando o organizador manteve as primeiras conversas com os representantes das equipes da cidade. Ele discutiu pontos do novo regulamento.

“Já está quase tudo certo com o pessoal das equipes que vão competir. Até porque nessa época do ano, eles sempre nos cobram se haverá nova edição”, comentou.

Em dezembro de 2016, Tatu seguiu com a elaboração do regulamento. Em paralelo, faz a distribuição de fichas que deveriam ser entregues até ontem, terça-feira, 10. Nesta mesma semana, os dirigentes poderão participar de congresso técnico para realização do sorteio das chaves e definição da tabela.

Para 2017, a organização espera manter a média de equipes inscritas. Em 2016, o torneio registrou a presença de nove agremiações locais. “Fica na média de oito a nove. O ideal seria termos dez para fazermos o chaveamento, mas é muito difícil conseguir esse número de equipes”, disse Tatu.

Com dez equipes, a competição teria duas chaves de cinco cada e, com oito, duas de quatro. Quando nove se inscrevem, uma chave conta com uma equipe a mais.

Por ter início em janeiro, o evento é considerado o “primeiro do ano”. Tatu explicou que a disputa abre o calendário das competições de futebol de campo em Tatuí. A previsão é que a competição se estenda até o mês de abril, quando tem início a nova edição da “Copa Rádio Notícias de Futebol Máster”.