Mais
    Início Cidades Reunião do Comtur aborda Tatuí 200 anos

    Reunião do Comtur aborda Tatuí 200 anos

    Sessão ainda tem a reeleição de César Augusto de Araújo para presidência do conselho

    Apresentação é realizada a conselheiros no Centro Cultural (Foto: AC Prefeitura)
    Da reportagem

    O tema Tatuí 200 anos foi pauta central da reunião do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), nesta terça-feira, 3, durante a qual ocorreu apresentação de Rogério Vianna, secretário-adjunto de Cultura. A programação começa no dia 11 de agosto deste ano e segue até 10 de agosto de 2027.

    Até a data em que a cidade completa o bicentenário, o município contará, na programação, com a Festa Popular Nossa Terra e a Cultura na Escola; os 20 anos da Fatec; em abril, ações voltadas à fé, tradição e folclore; em maio, literatura e memória; em junho, festa junina; em julho, a Feira do Doce; e, em agosto, o aniversário da cidade.

    Já a partir de agosto, têm início as comemorações; em setembro, o tema será patrimônio e memória; em outubro, o Dia das Crianças; em novembro, música e celebrações artísticas; e, em dezembro, o Natal.

    Em 2027, as comemorações continuam: em janeiro, com gastronomia; em fevereiro, literatura; em março e abril, experiências turísticas e interativas; em maio, literatura e fé; em junho, as festas juninas; e, em julho, o bicentenário será o tema da Feira do Doce.

    O secretário-adjunto também falou sobre um projeto de letreiro com a frase “Tatuí, rumo aos 200 anos”, do qual, após a data comemorativa, poderá ser retirada a palavra “rumo”, permanecendo apenas “Tatuí, 200 anos”. Além disso, há a possibilidade de produção de lembrancinhas, como chaveiros, imãs, pins, canecas, garrafas, entre outros itens.

    Outro projeto, em parceria com a Strufaldi, é o conjunto de azulejos, com totens espalhados pela cidade. “A celebração dos 200 anos de Tatuí ganha um destaque especial com a criação de um conjunto artístico composto por azulejaria comemorativa e piso cerâmico temático, desenvolvidos para identificar, valorizar e difundir os patrimônios culturais materiais e imateriais do município”, complementa o material utilizado na apresentação.

    Outro projeto citado por Vianna é o Monumento do Bicentenário. “Estamos reunindo um grupo de empresários para a construção deste monumento. Teremos essa identidade para marcar o bicentenário do nosso município, para que, no futuro, as pessoas entendam que ali haverá um espaço de vivência, experiências e lazer para a família no entorno”, complementou.

    O secretário-adjunto também informou que, no dia 11 de agosto, haverá uma apresentação no município em que, em conjunto com o Conservatório, serão reunidos 200 músicos, com convidados especiais.

    “E, é claro que no dia 11 de agosto lançaremos a pedra fundamental de onde será instalado o Teatro Municipal, que será moderno, mas com características arquitetônicas preservadas em alguns aspectos e, dentro dele, a história do ‘Teatrão’”, complementou.

    “Sabemos que essa ação começa nos 200 anos, mas não é concluída em menos de quatro anos. Nós lançamos a pedra fundamental e a cidade vai trabalhando e se articulando no desenvolvimento até a entrega para a população”, acrescentou Vianna.

    Outra abordagem do secretário-adjunto foi sobre o Mercado Municipal, cujo projeto de revitalização prevê que a Prudente de Moraes se torne uma rua de passeio, tendo as calçadas alargadas e incorporando aspectos culturais da cidade, indo até a Praça da Matriz.

    O projeto também prevê a padronização da feira de domingo, com a gastronomia ficando no calçadão do mercado; os hortifrutis, na rua Teófilo de Andrade Gama; e os itens diversos, na rua 15 de Novembro.

    Também foi citada a praça Anita Costa, que passará a ser o ponto de ônibus, deixando de ser a parada no Mercado Municipal.

    Ainda conforme Vianna, a adequação estrutural do prédio do Museu Histórico “Paulo Setúbal” também faz parte do projeto. “Tivemos a grata felicidade, no final do ano passado, de a família Setúbal contribuir para essa adequação”, celebrou.

    “O prédio está fechado por causa de uma trinca, e ele poderia, a qualquer tempo, vir abaixo. Então, vamos zelar por um patrimônio histórico da cidade. Com isso, vem também a adequação da expografia do subsolo e do térreo, já aprovadas pelo conselho”, explicou o secretário-adjunto.

    Outro projeto, que será encaminhado à Câmara Municipal de Tatuí, prevê que as rotatórias da cidade passem a receber nomes de músicos do município. “Fizemos um mapeamento das rotatórias que podem receber esse totem, pois algumas são muito pequenas e podem atrapalhar a mobilidade urbana”, acrescentou.

    Eleição do Comtur

    O Conselho Municipal de Turismo reelegeu César Augusto de Araújo como presidente por mais dois anos, na mesma sessão de terça-feira, 3.

    O presidente agradeceu aos conselheiros pela reeleição e comentou sobre a expectativa de estar à frente do órgão agora que Tatuí é estância turística.

    “A expectativa é a melhor possível. Era um sonho nos tornarmos estância turística, e foi muito gratificante a colocação em quinto lugar no ranqueamento. O trabalho agora será mais sério e dobrado. Começamos a sentir e a ver as possibilidades e qual será o direcionamento daqui para frente”, afirmou.

    “A palavra, hoje, é ‘viramos a chave’, e realmente viramos a chave. O pensamento já é outro. É lógico que já vínhamos trabalhando com novos atrativos turísticos, como a reforma do Mercado Municipal e o projeto do Teatro Municipal, para o qual a prefeitura já ganhou o terreno”, finalizou.

    “Acredito que, trabalhando a educação e a divulgação, não apenas internamente, mas também com o marketing externo para mostrar Tatuí para o estado e para o mundo, aí está o diferencial”, concluiu.