Renovação ‘mí­nima’ atingirá patamar de 23,53% na Câmara

 

A taxa de renovação mínima da Câmara Municipal deverá ser de 23,53% com as eleições deste domingo, 2. O percentual considera apenas o número de vagas que sobraram – quatro – e que serão desocupadas por candidatos que não concorrerão.

Dos 17 políticos que ocupam assentos no Legislativo, 13 estão tentando se manter na cadeira. Proporcionalmente, esse número corresponde a 76,47% das vagas.

A análise não é científica, apenas considera a hipótese (remota) de que todos os vereadores candidatos continuem na Câmara e integrem a 17ª Legislatura.

Neste ano, Job dos Passos Miguel (PTB), Carlos Rubens Avallone Junior (PMDB), Antonio Carlos Prestes (PSB) e André Norbal (PDT) desistiram de concorrer. Em 2012, Miguel obteve 946 votos; Avallone Junior conseguiu se eleger com 1.231; Prestes somou 1.025; e Norbal, 873.

Antônio Marcos de Abreu (PR), Alexandre de Jesus Bossolan (PSDB), Fábio José Menezes Bueno (DEM), Ronaldo José da Mota (PPS), Márcio Antonio de Camargo (PSDB), Wladmir Faustino Saporito (PSDB), José Eduardo Morais Perbelini (PTC) e Rosana Nochele Pontes Pereira (PP) seguem na disputa.

A lista dos vereadores que também concorrem à reeleição é completada por Valdeci Antonio de Proença (PTN), Luís Donizetti Vaz Júnior (PSDB), José Márcio Franson (PV), Oséias Rosa (PSD) e Oswaldo Laranjeira Filho (PT).

O percentual de renovação da Câmara não deve ficar limitado ao mínimo. A título de exemplo, em 2012, três dos oito dos vereadores que concorriam à reeleição conseguiram renovar o mandato (Bueno, Miguel e Saporito).

Com isso, a taxa de renovação da Casa ficou em 72,73% em relação ao total de vereadores que, até 2012, eram em 11. De 2013 para cá, quando passou a valer a nova composição da Câmara, o número de parlamentares subiu para 17.

A estimativa também deve variar por conta da quantidade de candidatos no pleito. De 2012 para 2016, o número de concorrentes cresceu 63,53%, passando de 176 para 277 neste ano. No primeiro ano do comparativo, a disputa resultou em 10,35 candidatos por vaga. No segundo, são 16,29 por cadeira.