Relançamento do guia turístico de Tatuí acontecerá na Feira do Doce

Publicação ainda apresenta imagens atualizadas e novos atrativos locais

Cassiano Sinisgalli recebe de Lívia primeiro lote do guia para Feira do Doce (foto: Gian Vinicius Sebastião)
Da reportagem

A quinta edição do Guia Turístico e Gastronômico “Tatuí Cidade Ternura” será lançado na 8ª Feira do Doce, que acontecerá de 7 a 10 de julho, na Praça da Matriz.

Além de indicações renovadas de bares, restaurantes, hotéis e estabelecimentos que prestam serviços voltados à orientação de visitantes, o material traz imagens atualizadas dos pontos turísticos locais, clicadas por Giorge de Santi e Pablo Ruiz – este, a partir da assessoria de comunicação da prefeitura.

Capa da edição 2022-2023 do Guia

O trabalho é a mais nova colaboração de Santi junto ao bissemanário, que completa, este mês, cem anos de jornalismo ininterruptos. Para esta edição, ele percorreu os principais atrativos da cidade, registrando espaços como a Basílica de Nossa Senhora da Conceição, o MHPS (Museu Histórico “Paulo Setúbal”) e as praças centrais.

O guia tem seis capítulos, divididos em agenda cultural, patrimônios tatuianos, pontos turísticos, classificados, informações úteis e selo de qualidade. Todas as informações foram atualizadas.

Na publicação, o leitor também conhece cinco novos atrativos, entre os quais, a Rota Turística e de Peregrinação Religiosa “Caminhada da Fé de Tatuí”, que teve a primeira edição promovida em outubro de 2021, cujo percurso inicia em frente à Basílica e Santuário Nossa Senhora da Conceição e termina no bairro Santuário Nossa Senhora de Fátima, zona rural;

Outra novidade é a Rota Cervejeira, da qual Tatuí faz parte, através da Cervejaria Comendador, junto com Sorocaba, Votorantim, Araçoiaba da Serra e Capela do Alto. A rota é composta por 23 pontos de visitação e possui diversas cervejarias.

O Portal da Cidade é mais um novo ponto de visitação. Inaugurado em 2018 junto à revitalização da principal via de acesso ao centro de Tatuí, a avenida Vice-Prefeito Pompeo Reali, é o primeiro marco a receber os turistas que chegam ao município a partir da SP-127.

O Mural em Mosaico Capital da Música, por sua vez, foi idealizado pela artista plástica Soraya Rossi Camargo e executado junto a professores de artes da rede municipal de ensino. Mais uma novidade, ele fica na avenida Professora Maria Aparecida Santi.

Finalmente, o Paço Municipal “Maria José Gonzaga” também figura a publicação como um atrativo local, particularmente por estar servindo a práticas de lazer e esportivas aos finais de semana, quando tem seus estacionamentos ocupados pela população.

Para a gerente administrativa do jornal O Progresso de Tatuí, Lívia A. Rodrigues de Oliveira, lançar o Guia Turístico e Gastronômico “Tatuí Cidade Ternura” na Feira do Doce é uma boa estratégia, já que o evento recebe milhares de pessoas que vão conhecer os atrativos locais e, consequentemente, procurar informações sobre a história da cidade e o que se pode fazer nela.

“A receptividade tem sido gratificante desde a primeira edição, pois viu-se que o trabalho tem qualidade e foi feito com esmero”, declarou.

Lívia salientou o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, que utiliza o guia para divulgar Tatuí. “É um apoio importante. O material é tão detalhado que se tornou uma ferramenta de divulgação da cidade também pela própria prefeitura”, observou.

“Conseguimos atrair novos clientes para anunciar, graças à seriedade do trabalho desenvolvido. Eles percebem que o guia proporciona aos leitores um prazer em conhecer mais a fundo Tatuí”, pontuou Lívia.

O material também é considerado completo pelo secretário municipal da pasta, Cassiano Sinisgalli. “A história da cidade é contada em detalhes, e isso nos ajuda muito a divulgar informações que muitas pessoas até desconhecem”, salientou. “E ainda estimula a economia, ao divulgar a lista de restaurantes, bares e hotéis de forma gratuita”, avaliou.

O secretário também comemorou a parceria com o jornal O Progresso de Tatuí e a contribuição com o município proporcionado pelo guia. Ainda ressaltou a colaboração entre o poder público e o bissemanário para a concretização do projeto, que também estimula a atividade comercial.

Para Sinisgalli, o impresso é extremamente importante, pois auxilia os turistas a conhecerem a cidade para além dos pontos turísticos. Durante a feira, o guia “Tatuí Cidade Ternura” fica disposto em estande, à disposição dos turistas.

Desde a primeira edição, que circulou em 2016, Sinisgalli ressaltou que o guia “Tatuí Cidade Ternura” tem sido utilizado para a divulgação de tudo o que a cidade tem em termos culturais, turísticos, gastronômicos e históricos. Desde então, vem trazendo novidades a cada edição, sempre valorizando as tradições artísticas e culturais da cidade.

O material também costuma ser empregado em ações promovidas pelo projeto Raízes do Interior Paulista, um arranjo entre municípios da região.

A quinta edição será distribuída em lotes, com o primeiro tendo sido entregue à pasta municipal na tarde desta terça-feira, 5, para ser utilizado na divulgação do município durante a Feira do Doce.

Exemplares do guia, posteriormente, estarão disponíveis no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, no Centro Cultural de Tatuí e nos pontos de informações turísticas (PIT) da cidade, durante todo o ano.

O visitante também poderá adquirir seu exemplar gratuitamente no jornal O Progresso de Tatuí, que ainda levará o guia a todos os seus assinantes, junto à edição especial de aniversário da cidade, no dia 11 de agosto.

A Feira do Doce, ao longo dos últimos anos, tornou-se o maior evento turístico, cultural e gastronômico de Tatuí. O evento faz parte do Calendário Turístico do Estado de São Paulo, através da lei estadual 15.844/2015. Com esse reconhecimento, consolidou-se como o maior evento do segmento doceiro do interior paulista.

A produção de doces caseiros no município é considerada tradição, com registros a partir da década de 1950, sendo intensificada nos meses de junho e julho. É exatamente nessa época em que o Executivo realiza o evento gastronômico.

Divulgadores espontâneos

“Quando atendemos um passageiro que está na cidade a passeio, a primeira coisa que eles querem saber é o que tem de bom para fazer aqui. Quando isso acontece, usamos o guia ‘Cidade Ternura’. Nele, tem tudo que eles precisam saber sobre a cidade.”

Assim comentou um motorista do aplicativo Uber, antes da pandemia de Covid-19, sobre a publicação iniciada pelo jornal O Progresso de Tatuí e que deu origem à Empresa de Comunicação “Cidade Ternura”, voltada especificamente ao turismo

Conforme o profissional, a publicação estava sendo usada por pelo menos 40 motoristas a serviço do aplicativo em Tatuí. Em muitas ocasiões, contou o profissional, o próprio guia era levado embora, como suvenir da cidade.

“Ele aguça a curiosidade das pessoas e faz com que os passageiros queiram conhecer os atrativos. Nossa intenção já era ajudar a promover o município e, com o material, temos incentivado novos visitantes”, argumentou.