A organização da 19ª Copa Rádio Notícias de Futebol Máster divulgou o regulamento e a tabela completa da primeira fase da competição. A abertura do certame acontecerá no estádio “Itatibão”, do Clube de Campo, no próximo domingo, 28.
A 19ª edição da “Copa Rádio” somará 27 times, subdivididos em três categorias: 12 equipes na categoria veterana, 7 na veteraníssima e 8 na superveteraníssima.
A primeira fase, até o dia 22 de setembro, terá 42 partidas, sendo: 18 jogos da veterana, 13 da veteraníssima e 11 da superveteraníssima. Os jogos têm dois tempos de 35 minutos e intervalo de 10 minutos.
Todas as 42 partidas serão disputadas em seis estádios: Itatibão, do Clube de Campo; “José Rubens do Amaral Lincoln”, do São Martinho; “Menotti de Campos”, do Santa Cruz; “Doutor Gualter Nunes”, do XI de Agosto; Toca da Coruja, do Jardim Lírio; e Sindmetal (Sindicato dos Metalúrgicos de Tatuí e Região).
A veterana, disputada entre atletas de 35 a 42 anos, tem três grupos, sendo que irão se classificar as duas primeiras equipes de cada e os dois melhores terceiros colocados, para a fase eliminatória das quartas de final.
Nesta categoria, Santa Cruz, XI de Agosto, Gepav e FBA/Astória formam o grupo A. Clube de Campo, Ressakinha, Lírio e Palmeiras da Quadra jogarão o grupo B. O grupo C contará com São Martinho, Jardins, Gert e Associados do Clube.
Com sete equipes, a veteraníssima, para jogadores de 43 a 49 anos, terá o grupo A com C. R. Itatibão, XI de Agosto, Família Astória e Associados do Clube, disputado em turno único, com os times enfrentando o adversário uma única vez.
Já o grupo B, composto por Clube de Campo, Amigos da Astória e Santa Cruz, terá turno e returno, com cada equipe enfrentando o adversário em duas oportunidades. Na veteraníssima, classificam-se as duas melhores equipes de cada grupo para as semifinais.
A superveteraníssima, para atletas a partir de 50 anos, será disputada por oito agremiações divididas em dois grupos. Classificam-se à fase semifinal as duas equipes com os melhores aproveitamentos.
O grupo A possui São Martinho, Associados do Clube, XI de Agosto e Família Astória, e o grupo B, Clube de Campo, Santa Cruz, Sexta Máster e GCM/TG.
Os critérios para desempate entre duas ou mais equipes são: pontos conquistados, número de vitórias, saldo de gols, maior número de gols marcados, confronto direto e sorteio.
A nova edição da Copa Rádio seguirá, desde a partida de estreia, as novas regras aprovadas para o futebol mundial que passam a ser aplicadas a partir do dia 1º de junho.
Durante o 133º Congresso da Ifab (International Football Association Board, em português, Conselho da Federação Internacional de Futebol), ocorrido em março, em Aberdeen, na Escócia, foram aprovadas sete mudanças no esporte.
A primeira mudança determina que qualquer jogada de gol que envolva toque da bola na mão será anulada. A paralisação não acontecerá somente na finalização, mas também em passe anterior ao lance definitivo.
Os goleiros, no momento da cobrança de pênalti, poderão ficar apenas com um pé sobre a linha do gol. Outra alteração define que os técnicos e integrantes da comissão técnica poderão ser advertidos com cartões amarelos e vermelhos (regra já aplicada na Copa Rádio).
A partir de então, o jogador que for substituído será obrigado a deixar o campo pela linha mais próxima de onde estiver, não havendo necessidade de se dirigir até o meio do campo para tanto.
Nos tiros de meta, a bola não precisará mais sair da grande área para o jogo ter prosseguimento. Os zagueiros ou laterais poderão receber a bola do goleiro ainda dentro da área.
A Ifab decidiu que toda vez que a bola bater no árbitro a partida será paralisada e dada bola ao chão, para o jogo ser reiniciado. Anteriormente, a disputa seguia normalmente.
Para evitar o “empurra-empurra” em cobranças de falta, outra norma foi aprovada: o jogador do time que possui a falta a favor deverá ficar a pelo menos um metro da barreira defensiva.
A abertura oficial do certame máster, no estádio Itatibão, terá os donos da casa enfrentando o Ressakinha, às 9h30, em jogo válido pelo grupo B da categoria veterana.
Os organizadores confirmaram, após o término do confronto inaugural do torneio, por volta das 12h, a apresentação musical do grupo Exaltasamba.
A entrada para a partida inaugural da Copa Rádio será um quilo de alimento não perecível. Posteriormente, os produtos serão destinados à Santa Casa de Misericórdia.