Redução da taxa de furtos em Tatuí é meta da Guarda Civil

Novo comandante diz que pretende melhorar índices locais

Comandante Passos, que assumiu o comandou da GCM de Tatuí (foto: Diléa Silva)
Da reportagem

A melhoria nos índices de criminalidade e a redução da taxa de furtos em geral e de veículos são as principais metas do novo comandante da Guarda Civil Municipal de Tatuí, Valderlei dos Passos.

O GCM assumiu o comando da corporação na tarde de quinta-feira, 10, no lugar do ex-comandante Antonino Costa, em cerimônia no Paço Municipal “Maria José Gonzaga”.

A O Progresso de Tatuí, Passos falou do planejamento para os próximos meses, avaliou os índices da cidade como bons e disse que pretende atingir resultados ainda melhores na segurança pública.

O comandante reforça que o maior desafio do trabalho será a melhoria dos índices de furtos, além do combate ao tráfico de drogas. Para isso, deve investir na modernização dos sistemas de monitoramento de segurança e aumentar o patrulhamento em Tatuí.

“Nossa cidade é muito bem-conceituada com relação à segurança pública, mas o índice de furtos em geral e de veículos ainda pesa, e esta é a nossa principal preocupação. Por isso, estamos reforçando o patrulhamento em relação a este tipo de crime”, contou o comandante.

Conforme levantamento divulgado pela SSP (Secretaria de Segurança Pública) do estado de São Paulo, em 2021, os indicadores de furtos em geral e de veículos foram os que apresentaram maior crescimento em comparação a 2020.

O número de furtos em geral subiu 47,13%, passando de 524, nos 12 meses de 2020, para 771, no mesmo período de 2021, enquanto os casos envolvendo veículos quase dobraram, subindo de 76, em 2020, para 142 casos, no ano passado.

Conforme o comandante, a partir da posse dele, o patrulhamento na área central da cidade foi reforçado. Contudo, ele também aponta que a população precisa se “engajar”, e ressalta a importância da denúncia.

Passos acentua que a denúncia é a principal ferramenta de flagrante, servindo também como mapeamento para a realização de operações integradas com outras forças de segurança, na busca de índices mais altos de prisões e redução da criminalidade.

“Quando uma pessoa presenciar algo diferente ou suspeito, nós orientamos que ligue para a GCM e denuncie. Nós estaremos lá para atender e verificar o que está acontecendo. Isso ajuda muito a reduzir os índices de criminalidade”, destacou.

O comandante ainda apontou algumas melhorias para a área. Segundo ele, a administração municipal já está estudando a abertura de um novo concurso, ainda no primeiro semestre deste ano, para a contratação de mais guardas municipais a partir do segundo semestre.

“Ainda não tem uma data fixada, mas vai ser logo. A previsão é de que a contratação ocorra neste ano, para que os guardas possam iniciar a formação e entrar para a corporação”, informou o comandante.

Passos contou também existir um projeto de modernização do sistema de monitoramento de segurança, que inclui instalação de novas câmeras e troca de equipamentos.

Segundo ele, o novo sistema inclui programas atualizados que podem ajudar a GCM a identificar as ocorrências com mais agilidade, devido a um dispositivo com sensor de presença que faz a captação da imagem “com inteligência”.

“Por exemplo, se alguém entrar em um prédio público, o novo sistema de monitoramento consegue captar a imagem automaticamente e dispara um alarme, congelando a imagem no suspeito. O sensor não dispara no caso da presença de animais no local, o que vai facilitar muito o trabalho da GCM”, explicou o comandante.

Passos contou que a administração municipal já deu início à troca das câmeras e do sistema de segurança instalados nas escolas, praças e prédios públicos para a inclusão do sistema mais moderno.

“Com isso, o serviço passará a ser mais eficiente e rápido. O GCM que monitora o sistema já vai conseguir identificar o que está acontecendo e passará para a viatura priorizar o atendimento”, acrescentou.

A modernização ainda inclui a instalação de “cercas eletrônicas”. “Essas ‘cercas’ serão instaladas nas entradas e saídas da cidade e podem identificar a presença de veículos furtados e outras situações de criminalidade.”

“Quando um carro furtado ou roubado entrar ou sair da cidade, o controlador vai mostrar o veículo em destaque, facilitando o nosso trabalho”, explicou o GCM.

Conforme Passos, o equipamento também está previsto para ser instalado no segundo semestre deste ano, como parte da segunda fase da modernização do sistema de segurança.

“Também estamos buscando mais recursos para o treinamento dos guardas e aumentando o patrulhamento nas entradas da cidade, visando à redução dos índices de criminalidade, principalmente dos casos de furto”, antecipou o comandante.

“Estamos prevendo muito trabalho, e temos tudo para vislumbrar uma continuidade no bom serviço já prestado à população, incluindo melhorias e mais GCMs em serviço”, ressaltou.

O novo comandante tem 48 anos, é nascido em Tatuí e tem formação de nível superior em letras, pela Organização de Ensino Superior – OSE, de Itapetininga. Ele se formou com a primeira turma da Guarda Civil Municipal de Tatuí e atua na corporação há 26 anos.

Passos trabalhou como coordenador de trânsito por 12 anos, desenvolvendo o projeto Caminhar, que era realizado pela GCM nas escolas da rede pública de Tatuí. Até assumir o cargo de comandante, era responsável pelo estágio de qualificação dos GCMs, realizado anualmente.