Mais
    Início Cidades Rede de Atenção Psicossocial recebe apresentações do Canil da Guarda Civil Municipal...

    Rede de Atenção Psicossocial recebe apresentações do Canil da Guarda Civil Municipal de Tatuí

    Cães da GCM demonstraram exercícios de obediência e técnicas de abordagem policial (Foto: AI prefeitura)
    Da redação

    Em alusão a Campanha “Setembro Amarelo”, de conscientização sobre saúde mental e valorização da vida, a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), vinculada à Secretaria de Saúde da prefeitura, está recebendo uma série de apresentações do Canil da Guarda Civil Municipal de Tatuí.

    As atividades tiveram início nos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS-IJ (infantojuvenil), CAPS-AD (álcool e drogas) e CAPS-II, sendo que estão programadas para culminar na Residência Terapêutica Masculina no dia 25.

    De acordo com a diretora da RAPS, Cíntia Scaglioni, o objetivo é promover o bem-estar e auxiliar no tratamento dos pacientes psiquiátricos. “O carinho e a companhia de um cachorro podem ser grandes aliados no tratamento e na qualidade de vida dos nossos pacientes”, complementa.

    Nos eventos, os cães da GCM – Ayra (pastor belga de malinois), Zara (pastor alemão) e Thanos (pastor belga de malinois) – demonstraram exercícios de obediência e técnicas de abordagem policial. Os animais também proporcionaram momentos de interação com os pacientes, que tiveram a oportunidade de participar ativamente das demonstrações, segurando arcos (bambolês) para transposição dos cães, “o que reforça o vínculo e o impacto positivo que a companhia dos animais pode ter na saúde mental”.

    De acordo com material divulgado pela assessoria de imprensa da prefeitura, “essa iniciativa evidencia o compromisso da da prefeitura em promover ações que valorizem a vida e o bem-estar da população, unindo cuidados em saúde à interação com os animais, como já acontece no serviço de terapia assistida por animais, que é realizada semanalmente com a visita de cães nas instituições de longa permanência de idosos e na equoterapia para crianças com deficiência, sendo os animais grandes aliados em processos de tratamento”.