Recital de canto lírico reúne músicos convidados no dia 30

301





Divulgação

Luís Gustavo recebe convidados em recital de conclusão de curso na quarta, 30, às 20h30

 

O aluno Luís Gustavo Laureano recebe convidados especiais no recital de conclusão de curso de canto lírico, que integra a grade pedagógica do Conservatório de Tatuí. A apresentação está agendada para a quarta-feira, 30, às 20h30, no teatro “Procópio Ferreira”.

A entrada é franca e está localizada à Rua São Bento, 415. Os ingressos podem ser retirados momentos antes do evento.

Na ocasião, também haverá a participação do Coral do Projeto Lar Espaço Feliz, do Lar Donato Flores. Laureano será acompanhado pela pianista Lúcia Bismara. O evento tem orientação da professora Marilane Bousquet e coordenação de Cadmo Fausto.

O recital terá programa eclético. A abertura estará a cargo do coral do Lar Donato Flores, do qual o aluno é regente – uma das atividades dele como bolsista do Conservatório de Tatuí. O grupo executará “Planeta Água”, de Guilherme Arantes.

A seguir, Laureano apresenta “Panis Angelicus” (de Cezar Franck), “Recitative: Ye people rend your hearts – Aria: If with all your hearts” (de Felix Mendelssohn), “L’invitation au voyage” (de Henri Duparc) e “In Waldeseinsamkeit” (de Johannes Brahms).

O programa inclui ainda “In der Nacht” (de Robert Schumann), com a soprano Marilane Bousquet; “Cantares”, de Ronaldo Miranda com arranjo para clarinete de Luís Gustavo Laureano e a participação do Trio Jouer et Chanter. De Fulvio Ferrari, será apresentada a obra “O Amor”, com participação do Trio Cantábile.

Serão apresentadas ainda “Assobio a Jato”, de Heitor Villa-Lobos (com participação do Duo do Villa), “Una furtiva lagrima” (de Gaetano Donizetti), “Recitativo e Aria de Micaela”, da ópera “Carmen”, de Georges Bizet (com participação de Camila Rabelo), “Tonight” de Leonard Bernstein, “Salmo 23”, de Marcos Gatz; e “Brindisi”, de Giuseppe Verdi.

O recital contará com as participações de André Estevez (na direção cênica), Cibele Sabioni (regente convidada), Camila Rabelo (como a personagem Violetta em La Traviata), Nathielle Rodrigues (como a personagem Maria – West Side Store), Marilane Bousquet (Soprano Duet e piano), Cesar Urbina (clarinete) e Everton Cardoso (piano).

O aluno também receberá Wesley Sampaio (flauta), Maíni Moreno (harpa), Mayara Rogeri (violoncelo).

E ainda o Coro Brindisi, formado por Bruna Gavioli, Cris-tiane Silva, Débora Campagna, Nathielle Rodrigues, Taiane Gomes, Tauana Assumpção, Alexandre Rodrigues, Fábio de Paula, Ricardo Silva, Robson Branco e Roger Silva.

O tenor Luís Gustavo Laureano é formado no Conservatório de Tatuí em regência coral, sob orientação de Cadmo Fausto, e em canto lírico, sob orientação de Suely Freitas e atualmente Marilane Bousquet.

Foi premiado com o “Prêmio Especial Melhor Arranjo da Música Cantares” de Ronaldo Miranda, no I Prêmio Estímulo “Música de Câmara” pelo Conservatório de Tatuí. Cantou no Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí, atuou como monitor de naipe na Academia Concerto de Sorocaba

Ele idealizou e coordenou o I Festival de Música Sacra da Igreja Presbiteriana Independente em Votorantim. É regente do Coral do Projeto Lar Espaço Feliz e participou de importantes eventos como o I e II Encontro Nacional de Canto do Conservatório de Tatuí, nos quais teve masterclasses com Ângela Barra, Laura de Souza e Ricardo Ballestero.

O aluno também esteve no 2o e 3o Encontro Nacional de Corais do Conservatório de Tatuí, nos quais participou de oficinas com Mara Campos, Sonia Campos e Naomi Munakata; I Festival de Inverno do Rio de Janeiro onde fez cursos com Mara Campos e Eliane Sampaio; Gran Finale – X Festival Nacional de Corais Infantis e Jovens onde fez cursos com Henry Leck e Reynaldo Puebla;

Laureano também integrou o Bauru/Atlanta – Festival das Américas, onde teve aula com Patrick Freer e participou de masterclasses com Kathryn Hartgrove e Carroll Freeman; e FIO Américas quando foi orientado por Ben Smolder, Gail Dubinbaum, Carroll Freeman, Leonardo Vordoni, John Massaro, Gabriel Rebolla, dentre outros.

Participou de masterclass com Rachel Inselman e Caroline Stein e fez cursos e aulas de técnica com Izabel Padovani, Reinaldo Renzo, Geórgia Dias e Kathleen Juhl.

Integrou recentemente o “Festival of Internacional of the Opera”, no qual atuou como Le Chevalier em “Dialogues des Carmelites”, sob a direção cênica de Carroll Freeman, direção musical de Gabriel Rebolla, e como Pitichinaccio em “Les Contes d’Hoffmann”, sob a direção cênica de William Florescu.

Foi, ainda, corista em “La Cenerentola”, sob a direção cênica de Carroll Freeman e corista no Theatro São Pedro, sob a regência de Emiliano Patarra e direção cênica de Davide Garattini.

Atuou em “Cavalleria Rusticana”, em Concerto no Centro Cultural de Mogi Guaçu.

Ele desenvolve seus estudos de Canto na Escola de Música de São Paulo, sob orientação de Andrea Kaiser e de piano erudito no Conservatório de Tatuí, sob orientação de Marina Campos.

É aluno de Habilitação Técnica em Instrumento Musical da ETEC de Artes de São Paulo/Conservatório de Tatuí.

X