
Da redação
A assessoria de comunicação do Executivo, em nota à imprensa nesta semana, divulgou que “a prefeitura da estância turística de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, tem fortalecido políticas públicas de fomento à cultura que impactam diretamente ações sociais no município”.
Um dos exemplos aponta o Recanto Betel, instituição com quase 50 anos de atuação, que teve as atividades culturais ampliadas e qualificadas nos últimos dois anos com recursos dos editais “Celina Fiusa Araújo” e Lei Paulo Gustavo.
O apoio dos editais possibilitou o desenvolvimento de diversas ações artísticas, beneficiando cerca de cem crianças ao longo de 2025.
“As iniciativas evidenciam o papel da cultura como instrumento de inclusão social, formação cidadã e transformação da realidade, especialmente para crianças em situação de vulnerabilidade”, defende a municipalidade.
Fundado há 49 anos, o Recanto Betel atua no contraturno escolar, oferecendo aulas de dança, pintura, desenho, leitura, entre outras atividades que estimulam a criatividade, o aprendizado e a expressão artística.
Além do impacto cultural, a instituição também exerce função social, tendo servido mais de 37 mil refeições no ano passado, “garantindo suporte essencial às famílias atendidas”.
Entre os resultados viabilizados pelos editais, está a exposição “Criança que Cria”, realizada no espaço cultural do Recanto Betel, entre os dias 1º de setembro e 31 de outubro.
“A mostra reuniu trabalhos produzidos pelas crianças durante as oficinas culturais, destacando o potencial criativo dos alunos e reforçando a relevância do investimento contínuo em políticas públicas de cultura”, sustenta a comunicação.
“O impacto das atividades é percebido diretamente pelas famílias atendidas. Para Rosely Dantas, mãe do aluno Matheus Paulista, as ações culturais contribuíram significativamente para o desenvolvimento do filho”, segue a assessoria.
“Me faltam palavras para agradecer ao Recanto Betel pela dedicação aos nossos filhos e dizer o quanto as atividades culturais têm sido muito importantes em vários aspectos, como disciplina, responsabilidade, solidariedade e empatia. Aulas de sapateado, canto, artes, música, desenho e atividades externas semanais têm feito grande diferença na vida dele”, relatou ela.
Juliana Mota, mãe do aluno Calebe Mota, também falou sobre a importância do trabalho desenvolvido pela instituição.
“Tudo o que é oferecido no Recanto Betel contribui para o desenvolvimento das crianças. As atividades lúdicas, de escrita, desenho e canto trabalham mente e corpo, fortalecem a autoestima e ensinam valores essenciais como respeito, trabalho em equipe e solidariedade. É um avanço maravilhoso na vida do meu pequeno”, afirmou.
“As histórias vividas no Recanto Betel demonstram que a instituição vai além do atendimento social, promovendo cidadania por meio da arte, do aprendizado e do cuidado”, argumenta a administração.
“Nesse contexto, os editais de cultura da prefeitura reafirmam seu papel estratégico ao fortalecer iniciativas sociais, ampliar oportunidades e consolidar a cultura como ferramenta de inclusão e transformação social no município”, conclui a assessoria.









