A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente definiu a programação da “Quinzena da Árvore”, a ser realizada a partir desta segunda-feira, 18, até a última sexta-feira do mês, dia 29. Nesse período, a pasta deverá promover atividades educativas, recreativas e culturais, com estudantes.
O cronograma tem início com doação de mudas, agendada para esta segunda, na Praça da Matriz. No mesmo local, a secretaria manterá exposição de cartazes elaborados pelos estudantes mobilizados por conta da semana.
A equipe da secretaria também promoverá o chamado “tour das árvores”, com alunos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Eugênio Santos”.
No dia 19, no Parque Ecológico Municipal “Maria Tuca”, as atividades serão realizadas com os alunos da Emef “Mauro Antônio Mendes Fiusa”. Eles passarão um dia no espaço, com direito a percorrer uma trilha ecológica.
O dia seguinte, quarta-feira, 20, será marcado pela oficina de bonsais. As atividades acontecerão no “Maria Tuca”, com integrantes do projeto Envelhecer com Qualidade de Vida, do Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí).
O Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, será comemorado com uma visita monitorada à nascente modelo de Tatuí. Participarão da atividade crianças do terceiro ano do ensino fundamental da Emef “Maria Eli da Silva Camargo”.
Nos dias 27, 28 e 29 as escolas municipais “Maria Helena Machado”, “João Florêncio” e do “Tanquinho” promoverão atividades. Elas serão realizadas pelos alunos dos quintos anos do ensino fundamental. As crianças terão um dia repleto de atividades práticas, palestras e oficinas sobre arborização.
De acordo com a supervisora do setor de Educação Ambiental, Karina Camargo de Souza, o objetivo da quinzena é conscientizar a população sobre os benefícios do plantio e a manutenção das árvores do município. Também de ressaltar os benefícios paisagísticos e a importância delas no cotidiano.