Mais
    Início Cultura Quinteto lança álbum em show no Conservatório com entrada franca

    Quinteto lança álbum em show no Conservatório com entrada franca





    Divulgação

    Alexandre Silvério Quinteto lançará álbum em Tatuí no fim do mês

     

    O teatro “Procópio Ferreira” recebe no próximo domingo, dia 31, show de Alexandre Silvério Quinteto. O grupo faz lançamento do CD “Entre Mundos”, a partir das 18h, com entrada franca. O trabalho tem apoio do ProAC (Programa de Ação Cultural), da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

    Conforme a divulgação do evento, o “álbum traz para os universos do jazz brasileiro e internacional a experiência única do fagote como instrumento solista principal”.

    Alexandre Silvério é o “primeiro fagote” da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) – principal orquestra do Brasil –, e acumula prêmios no mundo da música clássica em uma carreira que inclui atuações com a Filarmônica de Berlim.

    Em sua trajetória, o músico dedicou-se também ao estudo de habilidades específicas do “mundo popular”. Entre eles, o “pleno domínio dos sutis”, os processos de improvisação criativa “no calor da hora”, e a conquista de “um sólido senso rítmico que a prática jazzística particularmente requer”.

    “Tudo isso sem abrir mão de um cuidado fino com a sonoridade e expressividade de seu instrumento em todas as regiões”, cita-se na divulgação do trabalho.

    “Entre Mundos” é um trabalho de música popular instrumental, com soluções singulares para cada arranjo. Apresenta “contrastes de densidade e alternância de funções entre os instrumentos que se manifestam em constante diálogo”.

    O álbum “abre com a força e o swing” do samba “Saudade” (de Alexandre). Trata-se de uma afirmação da dicção poético-musical brasileira do quinteto formado por Fábio Leandro (piano e Rhodes), Vinicius Gomes (violão e guitarra), Igor Pimenta (contrabaixo) e Sergio Reze (bateria).

    São de Silvério, também, a bossa-nova, “Tarde em Berlim” (faixa 4), o virtuosístico jazz pós-bebop “Gordus Power” (faixa 5), a lírica “Ballad for Klaus” (faixa 6) – dedicada ao lendário fagotista Klaus Thunemann com quem Silvério estudou em Berlim –, e o choro-samba “Meu Fagote Chorou” (faixa 9).

    Como o jazz é considerado uma atividade musical de invenção essencialmente coletiva, no CD, Silvério abre espaço para composições de seus parceiros em diferentes gêneros e ritmos. O trabalho apresenta “Valsa para Bill” (de Vinicius Gomes) que dialoga em alto estilo com Very Early (Bill Evans).

    Também integram o trabalho: “Cromática” (Fábio Leandro), com ecos revisitados da engenhosidade de Thelonious Monk (Blue Monk) e a “piazzolliana” “Um Tango para El Chico”, de Igor Pimenta, que aquece a atmosfera final do CD.

    Há, ainda, uma incursão especial no mundo dos “Standards” consagrados do repertório “cool” de Miles Davis, Chet Baker e Gerry Mulligan, que o quinteto apresenta “com classe e criatividade” em uma versão “funkeada” de “My Funny Valentine” (Rodgers/Hart).

    Interessados podem retirar os ingressos na bilheteria, de terça a sexta, das 17h às 19h, ou nos dias dos eventos, momentos antes do início das apresentações.