Dilson Gonçalves *
Que país é esse? Um país do abandono, uma pátria sem dono, o país da intolerância, do racismo e da ignorância. Um país da arrogância onde se destrói a esperança, um país gigante pela própria natureza, onde se roubam toda sua riqueza.
Que país é esse? Que quem assalta não é só quem está de mão armada, mas principalmente os que usam terno e gravata!
Que país é esse? Com um Código Civil ultrapassado, em que bandidos ficam soltos e pessoas do bem aprisionados. Onde a sociedade rica joga fora toneladas de alimentos e que famílias pobres não têm de onde tirar o seu sustento!
Que país é esse? Em que “autoridades” e políticos afanam mais do que ladrão, e que nós temos que ouvir “deles” que neste país não existe corrupção.
Que país é esse? Onde a saúde é precária todo tempo, morre-se da doença ou pelo mal atendimento.
Que país é esse? Onde mulheres, jovens e idosos são mortos sem clemência, tornando a vida um milagre da sobrevivência.
Que país é esse? Onde professores em toda sua classe, em nenhum ensejo são valorizados, se sabemos que um país desenvolvido, é um país alfabetizado.
Que país é esse? Onde adolescentes e pais de famílias, por trabalho sempre estão a implorar e empresários canalhas e egoístas os seus impostos vivem a sonegar.
Que país é esse? Onde o sol da liberdade a todos tende a brilhar, onde tudo de pior acontece e quem “pode” nada faz para isso mudar!
Que país é esse? Onde é enorme a desigualdade, e a alta sociedade fecha os olhos para a situação e cruza os braços na hora de encontrar a solução à maioria pobre desta população.
Que país é esse? Assim não podemos continuar! Com atitude, na educação, honestidade e resiliência vamos todos juntos lutar, porque somos tu! Ó pátria amada! De um povo varonil. Basta! Acorda, Brasil!
* Inspetor de alunos tatuiano.