Exposição promovida com a chancela da FBVA (Federação Brasileira de Veículos Antigos), a 2ª edição do Tatuí Classic Car registrou público recorde. O evento realizado pelo Antigomobilismo de Tatuí, no Centro Hípico do município, recebeu quase dez mil pessoas nos dois dias de programação.
“É um número muito acima do esperado”, declarou o presidente da entidade e colecionador Afonso Fiuza. Conforme ele, no total de 18 horas (contando os dois dias), 9.900 pessoas participaram das atividades que incluíram, além da mostra de veículos antigos, apresentações musicais e vendas de peças.
No sábado, a organização registrou a presença de 2.900 pessoas no período das 12h às 20h. No domingo, 7.000 visitantes estiveram no local entre as 8h e 18h para conhecer as relíquias. A expectativa anterior era de receber 3.500 pessoas.
“Nós arrecadamos 2,31 toneladas de alimentos. Também obtivemos um valor significativo que será usado para compra de leite e remédios a serem doados”, explicou o presidente.
Os alimentos recolhidos serão repassados para o Conselho Vicentino da Paróquia São Judas Tadeu. O grupo ficará responsável por distribuí-los a entidades locais.
As doações foram feitas por pessoas de diversos municípios. Neste ano, o Tatuí Classic Car contou com presença, também, de moradores de outros estados. “Nós tivemos pessoas que vieram de Maringá, no Estado do Paraná”, disse.
Assim como os visitantes, os expositores vieram de diversas cidades. Entre eles, Wanderley Pella, que é de São João da Boa Vista, mas reside em Tatuí. O engenheiro mecânico é dono de um Ford Mustang II, ano 1974. O carro é uma relíquia que está na família desde que foi fabricado. “Sou o terceiro dono”, explicou.
Pella comprou o veículo da mulher, Cristiane, e o restaurou com a ajuda do pai. Todo o trabalho foi feito na garagem da casa do engenheiro. “Esse carro é o resultado de quatro anos de um trabalho minucioso de restauração”, relatou.
O Mustang integrou a exposição na parte externa do evento. O modelo é uma versão luxuosa, possuindo peças originais, como frisos, na lataria, e os bancos, no interior.
Durante o processo de restauração, Pella optou por dar ao carro uma cor “perolada”. Originalmente, o Mustang tinha cor branca sólida. Com a recuperação, passou a exibir um “azul perolado” para combinar com o interior.
Trazido dos Estados Unidos por Francisco Maringolo, o Mustang pertenceu, primeiramente, ao tio da mulher do engenheiro mecânico. Depois, passou para a esposa dele, como herança. Por fim, foi adquirido pelo profissional. “Ele (o automóvel) virou o xodó da família”, disse o colecionador.
O evento em Tatuí é o segundo no qual o veículo foi exposto. O carro fez a estreia na cidade de Lindóia, no início deste ano e, nesse segundo semestre, compôs a lista de veículos do ambiente aberto. Já no fechado – com ingressos vendidos a R$ 5 –, estiveram em exposição 36 veículos antigos, entre carros e motos.
“São veículos especiais, mais raros e de maior valor agregado”, disse o tesoureiro do clube, Carlos Orlando Mendes Filho. Entre as relíquias, constavam Chevrolet 1926, e os Ford 1927, 1929 (mais conhecido como Baratinha) e 1931.
A organização dividiu os veículos por década e modelos. Incluiu, ainda, o Romi-Isetta, fabricado na década de 50. “Ele é considerado o primeiro veículo nacional, por ter sido produzido com mais de 50% de peças nacionais”, disse.
Os veículos Ford Thunderbird 1955, Corvette 1959, Impala 1960 (conversível), Belair 1956, Ford Ranchero 1957 e Plymouth Sport Fury 1957 também chamaram a atenção de quem compareceu ao pavilhão coberto. Eles representam uma parte da frota do empresário tatuiano Cláudio Del Fiol.
A coleção começou com uma Mercedes Benz, modelo 290 SL, importada em 1979. Atualmente, é composta por 16 veículos, restaurados e que são cuidados por José Carlos Martins Gonçalves, o Pupo. O mecânico fica encarregado pessoalmente de fazer a manutenção, contando com auxílio para limpeza.
Para manter os veículos em dia, Pupo roda com eles a cada 15 dias, intercalando entre os modelos. “Dirigir um veículo desses é muito prazeroso. É diferente de tudo que se possa imaginar, outra atmosfera”, relatou.
No total, 150 expositores participaram do Tatuí Classic Car, que já tem edição confirmada para 2017. O evento será realizado no mesmo espaço, por meio de parceria entre o Antigomobilismo e os proprietários do empreendimento.
A terceira edição tem data agendada para os dias 21 e 22 de julho do ano que vem.