Punições seriam o instrumento mais eficaz para evitar acidentes

Da redação

Segundo a maioria dos leitores que participou da enquete realizada semanalmente pelo jornal O Progresso em seu portal de notícias (www.oprogressodetatui.com.br), as punições seriam a melhor forma de se evitar acidentes de trânsito.

O tema foi levado a público em razão de resultado de pesquisa divulgado pelo Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito (Infosiga). Pelo estudo, o número de mortes causadas por esse tipo de ocorrência em Tatuí teve queda de 8,3% na comparação entre 2019 e 2018.

O Departamento de Mobilidade Urbana sustenta que as campanhas educativas, a sinalização no trânsito e o trabalho realizado pelo setor de fiscalização contribuíram para a redução das mortes. No ano passado, foram 22 mortes e em 2018, 24.

Diante disso, a enquete questionou qual seria a melhor maneira de se evitar os acidentes, cujas respostas foram: “punições”, com 42% dos votos; “sinalizações”, com 31%; e “campanhas educativas”, com 27%.

Para esta próxima semana, a enquete aborda como assunto a área de habitação. Nesta quarta-feira, 29 de janeiro, 158 famílias tatuianas alcançaram a primeira etapa para conquistar a casa própria.

Nesse dia, a Secretaria de Estado da Habitação, pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), sorteou mais esse número de moradias, por meio do programa Nossa Casa, para a população de baixa renda.

O evento ocorreu na Concha Acústica Municipal “Maestro Spártacco Rossi”, reunindo milhares de pessoas e autoridades (reportagem nesta edição).

Na cerimônia, a prefeita Maria José Vieira de Camargo disse estar buscando novas parcerias com a CDHU para a construção de novos imóveis destinados à população de baixa renda.

“Para aqueles que não foram sorteados, tenho uma boa notícia: estamos em tratativas com a secretaria por novas casas e, com certeza, ainda viremos mais vezes aqui para novos sorteios”, afirmou a prefeita.

Assim, a pesquisa pergunta: “Você reside em casa própria?”. A participação, com as respostas “sim” e “não”, acontece até a sexta-feira, 7. O resultado será divulgado na edição do próximo final de semana, dia 9.