Grupos de proteção animal reuniram-se e vão promover no sábado, 24, a primeira edição de festa junina para arrecadação de fundos e rações para cachorros e gatos. O “Arraiá Animal” terá comidas típicas, shows musicais ao vivo e apresentações de quadrilha e grupos de dança de Tatuí e Cesário Lange.
O evento acontece das 13h às 21h, na Chácara Bela, na rua José Cardoso, 310, no Jardins de Tatuí. A entrada é um quilo de ração para cães ou gatos, por pessoa.
De acordo com a coorganizadora Sílvia Helena Camargo Gonçalves, mais de 800 animais que vivem em abrigos temporários e permanentes serão beneficiados.
“A doação vai do que a pessoa sentir no coração. Nós mencionamos um quilo de ração, mas os visitantes podem doar mais. Qualquer quantia é bem-vinda. Vamos misturar as rações e distribuir entre as protetoras”, explicou.
Cada um dos protetores terá uma barraca com quitutes juninos. Entre os participantes, estão voluntários independentes, o SAA (Salve Ajude Adote) e o SOS Miau-au.
“É a primeira vez que nós fazemos algo do tipo. Esse evento surgiu da nossa necessidade de ração para os animais. Como não contamos com ajuda neste sentido da Prefeitura, estamos pedindo para a população em geral”, declarou.
Cada equipe das barracas terá pelo menos dez ajudantes. De acordo com a organização, o Arraiá Animal terá doces típicos, quitutes “gourmet”, cachorro-quente, pipoca, cuscuz, milho-verde cozinho e doces de milho como curau e canjica. Entre as bebidas, estarão disponíveis refrigerantes doados pela Vieira Rossi, chope, vinho quente e quentão.
“A renda das barracas será usada para o tratamento médico, compra de medicação e castração. O custo dos remédios próprios para animais é bem maior do que os para pessoas, então vamos suprir essa necessidade. Temos muita dificuldade também em pagar veterinários. Pedimos a colaboração dos profissionais”, solicitou.
A entrada de animais dos convidados na chácara será permitida. Segundo a protetora, o evento terá atrações “para todas as idades”, como bola ao alvo, pescaria, cama elástica, argola e boca do caipira.
A música ficará por conta da Quadra Sertaneja. O Balleteatro Fred Astaire, o Suzan Ballet e o Dansala participarão com números de dança.
“Estamos buscando, com empresários da cidade, prendas que serão sorteadas em rifas. Já temos produtos bons e que nos ajudarão a impulsionar a renda do evento. Muitos comerciantes colaboraram, e quem quiser contribuir conosco é só nos procurar”, afirmou.
Para a protetora, o evento é uma demonstração, à população, de que a comunidade de proteção animal está unida. Os grupos trabalham na formatação de um conselho voltado à atenção a animais em situação de rua.
“Hoje, o canil municipal é cuidado por protetores. Todos têm dívidas para pagar, e as dificuldades são grandes. Muitas pessoas dão abrigo temporário para animais, e elas precisam de ração e medicamentos. Todo mundo está se ajudando”, comentou.
Com o evento, Sílvia disse esperar que a população se sensibilize com o problema dos animais sem lar e tenha consciência da necessidade de cuidar bem dos bichos.
“Estamos todos chamando atenção para isso. Ainda falta muita conscientização da população. Estamos buscando apoio da Prefeitura, da Câmara Municipal, para que todos, juntos, possamos fazer palestras nas escolas e formular leis mais rígidas contra aqueles que maltratam ou abandonam animais”, encerrou.