‘Proteção’ a animais deverá ser reiterada





A Prefeitura prepara para esta semana a edição de documento público na qual deverá “reiterar o compromisso com a defesa e a proteção dos animais”. A informação é da assessoria de comunicação do Executivo.

De acordo com o setor de comunicação, o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, reuniu-se na sexta-feira, 22, com técnicos da Prefeitura para definição das bases do documento, por meio de projeto “em curso desde o início do ano”.

O Executivo divulgou a elaboração do material após manifestação realizada por grupo de ativistas no dia 18 deste mês. Segundo a assessoria, na ocasião, 30 pessoas participaram do movimento em frente ao paço municipal. A manifestação teve articulação do vereador José Márcio Franson.

Ele e outros cinco protetores foram recebidos pelo vice-prefeito e secretário municipal de Governo, Segurança Pública e Transportes, Vicente Aparecidos Menezes.

Também participaram da reunião, o secretário municipal da Saúde, Fábio Villa Nova, e os veterinários Máximo Machado Lourenço, diretor de Vigilância em Saúde, e Mara Rubia Fornazari, diretora do setor de zoonoses e coordenadora da Divisão de Bem-Estar Animal.

De acordo com a Prefeitura, as pessoas “ouviram explicações sobre as ações já realizadas, as metas para os próximos três anos e comprometeram-se a participar de uma comissão permanente”. Essa comissão será responsável por acompanhar os trabalhos de implantação do projeto.

“Infelizmente, em mais uma atitude intempestiva, o vereador, que, aliás, é membro do meu partido, abandonou a reunião. Franson chegou, inclusive, a pedir o cancelamento da contratação das castrações”, disse, em nota, o vice-prefeito.

Vicentão afirmou que os demais participantes “entenderam os avanços e também as dificuldades que é colocar em prática um projeto tão complexo e inovador”. “Mais que isso, se comprometeram a participar da comissão”, adicionou.

No documento a ser elaborado, a Prefeitura listará ações realizadas. Entre elas, a criação da Divisão do Bem-Estar Animal, mudança das condições de tratamento dos animais no canil do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e o censo de animais.

Também incluirá, como ações, a vacinação antirrábica que acontece neste final de semana e a contratação de empresa especializada para realização gratuita de 3.500 esterilizações de cães e gatos, machos e fêmeas, para o próximo ano. A licitação, conforme já divulgado, está agendada para esta segunda-feira, 25.

Ainda por meio da assessoria, o prefeito disse que o projeto “Posto de Proteção Animal” será “implantado independente da adesão ou participação de qualquer servidor ou agente político”. Afirmou, também, que “não permitirá que haja novas interferências que afetem a credibilidade da iniciativa ou causem retrocessos”.

Disse, ainda, que as medidas adotadas pela Prefeitura serão ampliadas seguindo o planejamento estabelecido e a capacidade de investimentos prevista pelo Plano Plurianual e pela LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e LOA (Lei Orçamentária Anual).

“Durante as últimas eleições, assumi um compromisso público de criar um amplo projeto de atenção e proteção animal. E é isso que já estamos fazendo”, apontou o prefeito em nota da assessoria.

“Infelizmente, a intransigência e a falta de diálogo fez com que o vereador queimasse etapas e quase jogasse por terra parte do enorme avanço que conseguimos nesses primeiros meses. Esse projeto não tem pai, não tem padrinho. Pertence ao povo de Tatuí, às pessoas que amam seus animais de estimação”, declarou.