Na segunda-feira, 6, o secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Cultura e Juventude, Cassiano Sinisgalli, esteve na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), no Plenário “Franco Montoro”, onde participou do relançamento da Fremitur (Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento dos Municípios de Interesse Turístico), ao lado de outras autoridades do estado.
Também estiveram presentes o secretário do Turismo do Estado, Júnior Aprillanti; o secretário da Cultura do Estado, Romildo Campello; e o presidente da Amitur (Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico), Jarbas Favoretto.
O evento ainda contou com o deputado estadual João Caramez e a prefeita de Monteiro Lobato e presidente da Amitesp (Associação dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo), Daniela Cássia.
O encontro foi marcado pelo protocolo de emenda à Constituição do Estado de São Paulo. De autoria de Caramez, a emenda propõe aumento do número de estâncias turísticas, de 70 para 80, e dos municípios de interesse turístico (MIT), de 140 para 160.
Além disso, a proposta prevê o aumento de recursos para a área turística no Estado. Atualmente, são destinados R$ 433 milhões, sendo 80% para as estâncias e 20% para os MITs. Se aprovada, a emenda poderia elevar esse montante a R$ 590 milhões.
A proposta necessita da assinatura de 33 deputados estaduais para ser levada à votação no plenário da Alesp. Com este possível incremento nos recursos, se a proposta de aumento das estâncias e MITs for aprovada, os repasses aumentariam para os municípios.
Outro benefício é que, com mais estâncias, cresce a chance de ascensão dos MITs. Neste caso, Tatuí poderia ser beneficiada. Tanto as autoridades locais quanto os integrantes do Comtur reafirmaram a intenção de continuar trabalhando para elevar Tatuí à condição de estância.