Da reportagem
Até sexta-feira, 23, acontece uma nova edição “Feira do Livro”, no ginásio de esportes da Escola Projeto “Senna em Ação”, à rua Ernesto Nazaré, 191, bairro Jardim Planalto.
A iniciativa é promovida pela editora e distribuidora Expansão Cultural, com apoio da prefeitura de Tatuí, por meio das Secretarias de Educação e de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer.
A ação funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 14h, com acervo de mais de 2.000 livros infantis, infanto-juvenis e adultos. Eles têm valores a partir de R$ 5 e o local ainda possui espaço de lazer e convivência.
Estão disponíveis livros de sucesso, como: “A Volta ao Mundo em Oitenta Dias”, de Júlio Verne, “Diário de um Banana”; “A Barraca do Beijo”; “Planeta das Gêmeas”, “O Mundo Louco de Enaldinho”, um dos títulos escritos pelo youtuber Enaldo Lopes de Oliveira Filho, “Luluca no Mundo dos Desafios”, redigido pela também youtuber Luíza Ghelardi Sorrentino; e a coleção completa do escritor Monteiro Lobato.
Além da feira, que já aconteceu em 2018 e 2019, as crianças podem apreciar diversas contações de histórias com a escritora tatuiana Raquel Prestes e com Denise Badim. Ainda podem se entreter com o Projeto “Brincar”, da Secretaria da Educação.
“O objetivo principal do evento é oportunizar aos nossos alunos o acesso a uma feira de livros na íntegra, fazendo com que eles possam andar pelo espaço, apreciar, folhear, escolher se vão comprar ou não”, explicou a secretária da Educação, Elisângela da Costa Rosa Cecílio.
Para ela, por conta de não haver uma livraria física em Tatuí, “a feira acaba proporcionando este prazer aos alunos, incentivando-os a descobrir os mágicos universos da leitura e da cultura”.
De acordo com a secretária, a pasta da Educação vem desenvolvido, com os alunos, através dos professores, trabalhos de incentivo ao hábito da leitura.
“No Projeto Ciranda Literária, que abrange todas as faixas etárias, do berçário até o ensino fundamental II, os alunos levam para suas casas livros para serem lidos e apreciados junto com a família”, destacou Elisângela.
Segundo ela, “para que o prazer pela leitura aconteça de forma objetiva e eficiente, é necessário que o indivíduo seja apresentado ao mundo dos livros desde cedo, criando, assim, o gosto pela leitura, mesmo que essa leitura ainda não seja realizada de forma padrão, com a decifração de códigos e símbolos, mas seja realizada através da imaginação e interpretação de imagens”.
“É importante proporcionar este contato da criança com o livro, mesmo antes de ela estar inserida no contexto educacional e estar em fase de aprimoramento da leitura de modo padrão, para que desenvolva em si o habito de manusear um livro, e até mesmo despertar o gosto pela prática da leitura como um habito, ver que, através da leitura, pode-se adquirir conhecimentos”, mencionou a secretária.
“Uma leitura realizada de forma espontânea torna o leitor um cidadão capaz de compreender o mundo com mais facilidade, uma vez que saberá compreender de forma mais clara o que está se pretendendo dizer com aquele texto”, frisou.
Elisângela complementou que os alunos das escolas da área rural também visitarão a feira. “A participação em massa dos nossos alunos na feira é gratificante. Isso mostra que o trabalho desenvolvido tem surtido efeito, pois temos observado a alegria deles ao terem contato com os livros”, disse a secretária.
“Por isso se faz necessário o conhecimento do mundo dos livros, e quanto mais cedo as pessoas tiverem acesso a boas leituras, será mais fácil essa prática se tornar algo diário”, defendeu.
“Tratando-se de alunos, esse contato deve ocorrer dentro e fora da sala de aula, deve ser visto não apenas como uma parte obrigatória da disciplina voltada para a área da linguagem”, concluiu Elisângela.
A Feira do Livro recebe as participações das escolas tatuianas e da população. O agendamento deve ser feito pelos telefones (14) 99785-8667, com Fernando, ou (14) 98233-7814, com Vinícius.