
Da redação
Nesta quarta-feira, 26, a Casa de Apoio Irmãos de Rua São José sediou um encontro para a apresentação do projeto “Semeando o Futuro”.
Trata-se de iniciativa da prefeitura – por meio das Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e de Meio Ambiente, Agropecuária e Bem-estar Animal -, desenvolvida em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (Fusstat) e o Centro de Orientação e Serviços à Comunidade (Cosc).
O projeto tem como objetivo garantir mais dignidade e acesso aos serviços essenciais para catadores de recicláveis de Tatuí, promovendo a otimização das vendas e a criação do “Mercado Solidário”.
Durante o evento, estiveram presentes a secretária do Meio Ambiente, Agropecuária e Bem-estar Animal, Fabiana Grechi; o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Eduardo de Alvarenga Viana (Duza); e o secretário-adjunto Willian Alexandre Nunes da Silva.
Na apresentação, foram detalhados os primeiros passos para a implantação do projeto. Os catadores de recicláveis interessados devem comparecer ao Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) para realizarem seus cadastros.
Fabiana explicou que os participantes receberão uniformes e crachás de identificação e serão organizados por regiões de atuação.
O trabalho desempenhado será recompensado de duas maneiras: por produção e com moedas fictícias, que poderão ser trocadas no Mercado Solidário por diversos itens, como alimentos e materiais de construção.
A prefeitura reforça que “o cadastro dos catadores de recicláveis visa capacitá-los e inseri-los em programas socioassistenciais, garantindo protagonismo e contribuindo para a organização do trabalho que já realizam com excelência”.
O Creas está localizado na rua 13 de Fevereiro, 396, centro, atendendo de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.