Projeto ‘Pedala Comigo’ empresta bicicleta de graça para população





Jackson Macedo Sampaio

Projeto ‘Pedala Comigo’ vai ficar na cidade por mais 10 domingos

 

Na manhã do dia 1º de maio, a população passou a poder emprestar bicicletas de graça, na praça Ayrton Senna, na vila Doutor Laurindo, das 8h ao meio-dia.

Essa é uma ação do projeto “Pedala Comigo”, que chegou à cidade e vai ficar até 6 de julho. Durante dez domingos consecutivos, a população poderá alugar bicicletas, gratuitamente, em diversos pontos do município.

A ideia foi lançada durante o Passeio Ciclístico Solidário, realizado dia 13 de abril, e inaugurada durante homenagem aos 20 anos da morte do piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna, na quinta-feira passada, 1º.

A segunda edição do “Pedala Comigo” acontece no dia 11 de maio, domingo, na avenida Zilah de Aquino, no bairro Valinho. Para “alugar” uma das bicicletas, é necessário levar um documento original com foto, que será pedido como garantia da devolução do equipamento.

Ao todo, são disponibilizadas 15 bicicletas de aros 26, 24, 20 e 16, um triciclo e uma bicicleta dupla. O empréstimo varia de 30 a 15 minutos, de acordo com a demanda de pessoas, e o equipamento deve ser utilizado dentro de um percurso pré-determinado.

O circuito de praças do centro da cidade, que inclui Cesário Mota, Manoel Guedes, Praça da Matriz e Martinho Guedes, também foi escolhido para a realização do projeto Pedala Comigo.

O casal Cristiane Alves, 30, e Willian Fonseca, 31, participaram da primeira edição do Pedala Comigo e aprovaram a iniciativa. “Viemos até a padaria e nos deparamos com a ação acontecendo na praça. Foi uma surpresa muito boa”, relata Cristiane.

Para ela, esse é um projeto importante, pois “proporciona um bom divertimento para toda a família e mais interação com as comunidades”. “Trouxe meus filhos Paloma, de três anos, e João Pedro, nove meses, e eles adoraram andar de triciclo”.

Cristiane conta que fazia muitos anos que ela e o marido não andavam de bicicleta. “Foi muito legal pedalar de novo, depois de tanto tempo sem praticar esse tipo de atividade, ainda mais junto com meus filhos”.

O entregador Heleno Vieira da Silva, 47, também foi pego de surpresa e aprovou o projeto. “Moro aqui perto e sempre venho trazer minha filha para brincar. Quando vi as bicicletas, achei muito bom elas poderem ser emprestadas de graça. Minha filha ficou muito animada em andar de bicicleta”.

Para a professora Maria Elisa Campos, 52, a iniciativa é importante e deveria acontecer em mais pontos da cidade, para dar oportunidade a um número maior de pessoas.

“Esse tipo de ação é uma excelente ferramenta para tirar as crianças e adolescentes da chamada zona de risco, porque, quando elas brincam e se divertem, não sobra tempo para fazer coisas erradas. Hoje, as crianças estão muito ociosas e, por isso mesmo, precisamos incentivar cada vez mais a prática de esportes, qualquer que seja ele”.

A vendedora Rosângela de Oliveira, 46, lembra que essa é uma opção para as pessoas que não têm a oportunidade de ter uma bicicleta em casa. “Esse é um ótimo lazer para os finais de semana com a família”.

A filha de Rosângela, Raíssa, 12, ficou animada com a ideia: “Eu já participei do passeio ciclístico, e quero estar presente em todos os eventos, porque gosto muito de andar de bicicleta”.

Para a coordenadora pedagógica Márcia Marques, 36, que levou os filhos de 18, 11 e 8 anos, o projeto Pedala Comigo é uma opção de lazer para todas as idades. “Gostei muito, porque é uma atividade que reúne a família. Meus filhos estão adorando”.

O secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Miguel Lopes Cardoso Junior, destaca que esse é um programa “inovador”, que pretende estimular a prática de atividades físicas entre a população.

“Quem já tiver sua bicicleta, vai poder passear livremente pelos circuitos traçados, e aqueles que não tiverem, vão ter a oportunidade de pegar ‘emprestado’ para se divertir e cuidar da saúde”.

Cardoso Junior reconhece que as pessoas são carentes de opções de lazer e entretenimento na cidade. “Por isso mesmo, é importante oferecermos espaços para que elas possam praticar esportes e se divertirem”.

O projeto

O “Pedala Comigo – Manhã de Lazer” foi desenvolvido pelo casal Fábio e Flávia de Oliveira, que moram na cidade de São Roque e perceberam que faltam opções de lazer em diversos municípios pelos quais passeavam.

O projeto teve início em novembro de 2013, em Piedade, e, atualmente, acontece em Tatuí, São Roque, Mairinque e Votorantim. O casal garante que já há planos para levar o Pedala Comigo a outras cidades do Estado de São Paulo.

“Sempre, quando íamos passear aos domingos com nossos filhos, percebíamos que faltava mais opção de lazer. Então, por que não fechar um local da cidade ou usar uma praça para a diversão? E como eu já estava ligado com o universo das ‘bikes’, como representante comercial, resolvi investir nesse negócio”, relata Fábio Oliveira.

Ele reforça que o principal objetivo do projeto é incentivar a prática de atividades físicas e reunir a família. “O Pedala Comigo proporciona um momento em família, da pra fazer piquenique, brincar, e a bicicleta é a cerejinha do bolo”.

Oliveira reconhece que não esperava que o projeto fosse ganhar a proporção que ganhou. “A gente não imaginava que faria tanto sucesso. Eu e minha esposa entramos de cabeça, e não nos arrependemos”.

“O legal da ‘bike’ é que ela é um transporte sustentável, traz mais mobilidade para as cidades e, por isso mesmo, tem um papel educacional fundamental para as crianças. O Pedala Comigo é uma forma de incentivar as pessoas a usarem mais a bicicleta como meio de transporte”, reforça Oliveira.

Uma das coisas mais marcantes para ele é a grande participação de crianças “carentes” em algumas cidades. “É uma satisfação muito grande dar a oportunidade para aqueles que não têm bicicleta. Fico feliz em poder transformar um pouquinho o mundo em que essas crianças vivem”, finaliza.