
Da redação
Na manhã desta terça-feira, 14, a prefeitura, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, Família e Cidadania, realizou edição especial do Projeto “Humaniza +”, em apoio à campanha Outubro Rosa, dedicada à conscientização e à prevenção aos cânceres de mama e do colo do útero.
A iniciativa aconteceu no Memorial do Rugby 1928 “Dr. Gualter Nunes”, do Complexo Cultural de Memória, e reuniu cerca de 60 mulheres, todas funcionárias públicas do paço municipal.
O “Humaniza +” visa “promover orientação, informação e cuidado com a saúde de forma acolhedora”. O vice-prefeito Antônio Marcos de Abreu e a secretária dos Direitos Humanos, Família e Cidadania, Amanda Simões de Abreu, abriram a programação destacando a importância da prevenção e da conscientização ao câncer de mama, especialmente neste mês de outubro.
A secretária do Planejamento e Gestão Pública, Juliana Rossetto Leomil Mantovani, compartilhou a experiência dela em uma roda de conversa sobre a relevância do diagnóstico e do tratamento precoce do câncer.
Em seguida, Beatriz Santos de Oliveira, funcionária pública e engenheira civil diagnosticada com câncer maligno durante a gestação, relatou a trajetória de tratamento, iniciando a quimioterapia grávida, e respondeu às perguntas do público, esclarecendo dúvidas sobre os procedimentos.
Além da roda de conversa, a ação contou com um café da manhã e a entrega de um “mimo explicativo” sobre o autoexame, reforçando a importância da prevenção.
O projeto “Humaniza +” seguirá promovendo ações ao longo do ano, incluindo eventos como o Novembro Azul e a iniciativa já realizada do Setembro Amarelo.