Projeto de Frentes Parlamentares visa alterar regimento da Câmara de Tatuí

Proposta é aumentar debates e propor soluções para situações específicas

Renan Cortez, vereador e presidente da Câmara (Foto: AC / Vereador Renan Cortez)
Da redação

Nesta quarta-feira, 5, a assessoria de comunicação do vereador Renan Cortez (MDB), presidente do Poder Legislativo local, divulgou nota à imprensa informando sobre a apresentação de um projeto de resolução com o objetivo de criar as chamadas “Frentes Parlamentares” na Câmara de Tatuí.

A iniciativa parte do vereador, por meio da Mesa Diretora, composta, além de Cortez, como presidente, pela vice-presidente, Rosana Nochele Pontes Pereira (PSD), primeira-secretária, Micheli Cristina Tosta Gibin Vaz (PSD), e segunda-secretária, Gabriela Xavier Mendes Coito (Podemos).

Eleito no dia 1º de janeiro deste ano, de forma unânime e por aclamação, como o novo presidente da Câmara Municipal, Cortez explica, na nota à imprensa, que o projeto de resolução para a criação das Frentes Parlamentares deve alterar o regimento interno do Legislativo.

O objetivo delas, por sua vez, seria “dar aos vereadores a oportunidade de pesquisar, debater e buscar soluções para problemas pontuais que envolvam o município, apresentando, ao final, um relatório propositivo e que aponte caminhos”, indica Cortez.

Este é o segundo mandato dele como vereador. Eleito em 2020 pelo MDB, com 739 votos, Cortez integrou a mesa dos trabalhos como primeiro-secretário no biênio 2023/2024. Agora, para o segundo mandato, foi reeleito, também pelo MDB, com 1.740 votos.

“É uma responsabilidade muito grande. Mas, vamos pautar nosso trabalho pela autonomia do Poder Legislativo e dando espaço e vozes para a comunidade poder expressar quais são suas vontades e prioridades. As Frentes Parlamentares serão ferramentas, mas estamos estudando ainda outras alternativas”, declarou o presidente.

Um modelo de trabalho que deve ser mantido é o do uso da Tribuna Livre nas sessões legislativas. Na segunda-feira, 3, Marcus Ávila, da Associação Amigos de Bairro do Vale dos Lagos, falou sobre situações do bairro “que precisam de atenção do poder público”.

Outro modelo de trabalho são as sessões comemorativas, em menção a alguma data importante da comunidade, como foi a sessão solene que marcou as comemorações dos cem anos do Santa Cruz Futebol Clube, realizada no dia 21 de janeiro.

“O acesso da população à Câmara Municipal de Tatuí precisa ser ampliado. Não apenas nos dias de sessões ordinárias, mas em outras situações de debate, como é o caso das audiências públicas, sessões solenes e de discussões de algumas comissões criadas e, agora, das Frentes Parlamentares, que entraram em pauta para análise”, acrescentou Cortez.

“Acredito que esses modelos são válidos, dando oportunidade, inclusive, para que surjam novos líderes e outros pontos de vista mais críticos sobre Tatuí”, concluiu Cortez.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui