Da reportagem
Neste mês, Tatuí tem farta programação cultural, com destaque para as 23 atrações que fazem parte do Festival Capital da Música “Maestro Antônio Carlos Neves Campo”, integrado à oitava Feira do Doce de Tatuí, na Praça da Matriz, de 7 a 10 de julho.
Ao longo do mês, também acontecem atividades para crianças, por meio do projeto “Férias no Museu”, realizadas no período vespertino, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, à praça Manoel Guedes, 68.
Os eventos são realizados pela prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer. Segundo o diretor do Departamento Municipal de Cultura, Rogério Vianna, o “Férias no Museu” é uma tradição na cidade e que, neste ano, está repleto de atividades culturais e artísticas para as crianças.
Para a efetivação das atrações, inclusive, a praça Martinho Guedes, sede do equipamento cultural, foi transformada no “Quintal de Setúbal”.
“É uma oportunidade para que a garotada tenha tardes agradáveis e desfrute das férias fora das salas de aula e, ao mesmo tempo, se divertindo, se desenvolvendo e aprendendo muita coisa nova”, descreve Vianna.
Já a oficina “Dança para a Melhor Idade”, coordenada por Anelissa Fructuoso, de acordo com Vianna, é uma atividade que busca incentivar os maiores de 50 anos a praticarem expressões corporais.
“Queremos trazer as pessoas da ‘melhor idade’ para o museu, para que possam usufruir deste equipamento cultural tão importante para a nossa cidade”, pontua Vianna.
Durante os dias da Feira do Doce, o museu funciona em horário especial, das 9h às 19h. Já a Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão” estará fechada de 18 a 22 de julho, para organização e higienização do acervo.
A programação
O público confere, até o dia 25, segunda-feira, das 9h às 17h, no Centro Cultural de Tatuí, a exposição “Fotografe-se: Revelando Talentos na Arte da Fotografia”, dos alunos da PEI “Chico Pereira”.
Neste dia 6, quarta-feira, às 19h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, acontece a apresentação da Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí. De 9 de julho a 7 de agosto, das 9h às 17h, o museu sedia a exposição “Diálogos em Papel”.
No domingo, 10, às 14h e às 16h, no Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” (CEU das Artes), acontece o espetáculo teatral “Os Saltimbancos”, do Instituto Amadeus.
Dia 12, terça-feira, às 9h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, tem a oficina “Dança para a Melhor Idade”, com Ana Fructuoso.
No sábado, 16, às 11h, a Praça da Matriz sedia o Projeto Música na Praça, com a Banda Municipal de Pereiras. Nesse mesmo dia, das 9h às 12h e das 14h às 17h, o museu recebe oficina de roteiro de curta-metragem com André Rodrigues Peixoto.
No domingo, 17, às 18h, no CEU das Artes, há a apresentação “Cinema em Concerto”, de Gustavo Bimbatti. De 19 a 22 de julho, das 14h às 17h, no Museu “PS”, o público confere o projeto “Férias no Museu – No Quintal de Setúbal”.
No sábado, 23, às 11h, na Praça da Matriz, ocorre o novamente o Projeto Música na Praça, com o grupo Seresteiros com Ternura. Mais tarde, às 18h, no CEU das Artes, há a quinta edição do Festival “Movimenta” ST DNC, com Mat Kaytan.
Por último, no sábado, 30, às 11h, na Praça da Matriz, o público pode acompanhar mais um Projeto Música na Praça, com a banda CPI.