Programa que facilita comunicação é um dos 15 vencedores da Feeteps

 

O software de comunicação denominado “Projeto Marina” tornou-se um dos vencedores da Feeteps (Feira Tecnológica do Estado de São Paulo) deste ano. O programa ganhou prêmio na categoria informática e ciências na computação.

Ele foi desenvolvido no decorrer do segundo semestre de 2015 por três alunos da Fatec (Faculdade de Tecnologia) “Professor Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”. Participaram da “confecção”: José Felipe Brito De Medeiros Vieira, Tiago Antonio Rodrigues da Cruz e Tiago Aparecido de Souza.

De acordo com a assessoria de imprensa da instituição, a idealização, elaboração, levantamento de dados e conceitos práticos demandaram meses de estudo do grupo envolvido.

Em nota, a professora orientadora, Patrícia Gláucia Moreno, informou que, no primeiro semestre deste ano, o grupo partiu para a fase dois. Nessa etapa, o projeto foi todo remodelado para ser transformado em um “software de comunicação que pode ser customizado de acordo com a necessidade do indivíduo”.

Em agosto, o grupo recebeu a notícia de que o projeto havia sido selecionado para participar da 10ª Feeteps. A feira tecnológica deste ano aconteceu no Centro de Eventos Pro Magno, na Casa Verde, zona norte da Capital. O evento contou com exposição de 210 trabalhos oriundos de alunos de Etecs (escolas técnicas) e Fatecs.

A feira recebeu a inscrição de 1.047 projetos, dos quais 210 foram selecionados e apenas 15 receberam a premiação de vencedores – um em cada categoria.

O evento também contou com mostra de projetos de instituições de ensino do Estado do Amazonas e de países como Chile, Colômbia, México e Peru. A participação estrangeira tem como objetivo o estreitamento de relações e possíveis parcerias no intercâmbio educacional.

Com projetos inovadores de diferentes áreas do conhecimento, a banca julgadora classificou o software de comunicação “Projeto Marina”, desenvolvido pelos alunos da Fatec Tatuí, como “o mais importante trabalho proposto para a área de informática e ciências da computação de 2016”.

“Temos a honra de conviver diariamente com a Marina Oliveira aqui dentro da Fatec Tatuí. Ela foi nossa inspiração para o desenvolvimento de tão importante trabalho”, disse a professora orientadora.

“A Marina nos deu essa motivação para que pudéssemos melhorar a comunicação, de forma a aumentar a interação e promover a total inclusão”, salientou Souza.

Patrícia informou que o software de comunicação pode ser customizado de acordo com a necessidade do indivíduo. No caso da Fatec, a aluna escolheu (com a ajuda da professora assistente Adriane Rumin) as frases que queria para se comunicar.

“O diferencial desse projeto é que a máquina se adapta ao homem. O software é livre, ou seja, gratuito, pode ser baixado em tecnologia móbile”, cita-se em nota.

Ao colocar o trabalho em prática, os alunos contaram que, no primeiro dia de uso da ferramenta, a estudante atendida pôde comprar refrigerante na cantina da faculdade de forma autônoma. Ela ainda participou do programa de práticas profissionais.

Com os resultados alcançados junto à estudante e com a premiação na feira, os alunos de gestão da tecnologia da informação pensam em incubar uma ideia. A intenção é focar na prestação de serviços na área de tecnologia assistiva.