A prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, informa que estará recebendo cadastro de pessoas interessadas em participar do Programa GPS Rural todas as quartas-feiras, das 8h às 16h, na sede do da Guarda Civil Municipal, à rua Professora Chiquinha Rodrigues, 991, vila Doutor Laurindo.
O guarda civil municipal responsável pelo programa, Joaquim Carlos Diniz, explicou que a medida foi adotada para poder destinar os demais dias da semana à realização do georreferenciamento, ou seja, para ir aos locais armazenar os dados no GPS matriz e atualizar os aplicativos.
O cadastro é feito com a presença de proprietários de chácaras, sítios e fazendas, sendo que os dados essenciais são: nome da propriedade, nome do proprietário, telefone para contato e bairro.
“Depois, quando vamos a campo realizar o registro da propriedade no GPS, entramos em contato com o solicitante para passar o devido número do GPS Rural. Já temos identificadas, no GPS Rural, mais de 820 propriedades, mas cada responsável precisa manifestar o interesse de participar do programa”, enfatiza Diniz.
“O GPS Rural é uma ferramenta importante para a agilidade dos serviços de saúde e da segurança pública para o homem do campo”, ressalta a assessoria de comunicação da prefeitura.
As propriedades da zona rural são cadastradas e recebem um número de identificação. Através desse número, a Guarda Civil Municipal, o Samu, bombeiros e a Polícia Militar, por exemplo, têm mais agilidade para o atendimento das ocorrências, usando o GPS através de tablets.
O único custo ao proprietário rural é a confecção da placa de identificação (que é padrão), onde constará o número de identificação da propriedade e os telefones de emergência das unidades policiais e do Samu. O valor da placa – que, inclusive, é refletiva à noite – é de algo em torno de R$ 80.
Mais informações sobre o Programa GPS Rural podem ser obtidas com a Guarda Civil Municipal, pelo telefone (15) 3251-2849.