O Sindicato Rural Patronal e os participantes do Programa Turismo Rural promovem na próxima quinta-feira, 31, o evento “Café Cultural”, com o tema “Tatuí e sua Formação entre Índios e Sacis”.
O encontro, realizado em parceria com o Senar-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), acontece no Centro Hípico de Tatuí, no quilômetro 24 da rodovia Senador Laurindo Dias Minhoto (acesso pela marginal a direita).
De acordo com Fanny Kuhnle, instrutora do Senar, o evento é uma aula prática do Programa Turismo Rural. A capacitação tem como público-alvo produtores rurais e objetivo de fornecer ferramentas para identificar, planejar e implementar negócios de turismo.
A programação começa com um café da tarde, às 14h. Durante o evento, alunos do curso de turismo rural apresentarão uma palestra sobre a influência dos índios na formação do município e um espetáculo teatral contando um pouco sobre o folclore regional com foco na estória de sacis.
“Eles escolheram este tema por coincidir com o Halloween (celebração do Dia das Bruxas). Nós trabalhamos bastante para divulgar o nosso folclore, então, vamos aproveitar a data para trazer mais informações sobre o tema em uma roda de conversa, com brincadeiras e mostras culturais”, explicou Fanny.
Segundo ela, em cada mês é trabalhado um tema dentro do turismo rural. A capacitação é fruto de parceria entre a entidade sindical, o Senar e a prefeitura. As aulas tiveram início em março e serão finalizadas em dezembro.
Os alunos estão no oitavo módulo, de um total de dez. Nesta etapa, intitulada “Atendendo e Encantando Clientes”, os participantes também vão receber exercícios práticos de atendimento a turistas.
Em novembro, dentro do módulo “Resgate Gastronômico”, acontecerá o Festival Cultural e Gastronômico, ainda com programação a ser definida. Já em dezembro, será realizada a consolidação do programa.
Nos meses anteriores, o curso já abordou temas como legislação, roteiro e inventário turístico, identidade e cultura, gestão de empreendimentos, atrativos turísticos no meio rural, pontos de vendas de produtos, meios de hospedagens e de alimentação.
Para a instrutora, as ações para o desenvolvimento do turismo rural em Tatuí – que é reconhecido como MIT (Município de Interesse Turístico) desde 2017 – somam-se às atividades já realizadas na cidade em busca de um fluxo maior de visitantes.
“A maior parte dos turistas quer descanso. Eles vêm conhecer e visitar as festas, feiras e atrativos que a cidade oferece, mas também querem vivenciar um pouco do descanso e do bucolismo rural. Isso está tão em alta que o fluxo de turismo rural tem crescido em média 40% por ano”, concluiu a instrutora.