
Da redação
A prefeitura, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, Família e Cidadania, lançou oficialmente o programa “Capacita+”, uma nova iniciativa que tem como objetivo central reunir e divulgar, de forma acessível e prática, as oportunidades de capacitação profissional em Tatuí.
O programa nasce com o propósito de “fortalecer a cidadania, o acesso da população à qualificação gratuita, conectando os cidadãos a cursos presenciais e online promovidos por diversos parceiros”.
Entre esses, são destacados: a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo, Trabalho e Inovação da Prefeitura, o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), o Senai, o Sebrae, as instituições de ensino técnico e profissionalizante, os projetos sociais, as organizações da sociedade civil (OSCs) locais, entre outros.
Nesta primeira fase, o “Capacita+” funcionará por meio de um grupo oficial no WhatsApp, no qual serão publicadas informações atualizadas sobre inscrições, datas, pré-requisitos e orientações para facilitar o acesso da população aos cursos e ampliar suas chances no mercado de trabalho. O grupo pode ser acessado, gratuitamente pelo link https://bit.ly/40SRVSU.
“Acreditamos que o Capacita+ será uma ferramenta prática, democrática e eficaz para ajudar nossa população a crescer profissionalmente, acompanhando a evolução do mercado de trabalho e valorizando os talentos locais”, declara, em nota à imprensa, a secretária dos Direitos Humanos, Família e Cidadania, Amanda Simões de Abreu.
Diferenças
Enquanto a Central de Vagas, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo, Trabalho e Inovação, atua com encaminhamentos específicos para cursos e empregos – muitas vezes, exigindo atendimento presencial e análise de perfil -, o Capacita+ foca exclusivamente na divulgação direta e simplificada de oportunidades de capacitação.
A ideia é complementar as ações já existentes, utilizando o WhatsApp “como um canal de fácil acesso e com grande alcance, levando a informação até o cidadão de forma rápida, clara e organizada”.