Profissionais de saúde de Tatuí se reúnem contra o tabagismo

Ação teve o tema ‘Abordagem intensiva ao tabagista no SUS’

Tatuí conta com cinco unidades credenciadas (Foto: AI Prefeitura)
Da redação

Na tarde de quinta-feira da semana passada, 29 de maio, a prefeitura, por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), da Secretaria de Saúde de Tatuí, promoveu o 1º Encontro para os Profissionais Capacitados, com o tema “Abordagem intensiva ao tabagista no SUS”, reunindo 40 profissionais no Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires”, o CEU das Artes.

O evento teve como principal objetivo o fortalecimento das ações de combate ao tabagismo no município e a atualização dos profissionais das unidades de saúde credenciadas ao Programa Nacional de Controle do Tabagismo, “com troca de experiências bem-sucedidas, metodologias aplicadas nos grupos de apoio e boas práticas na captação de pacientes fumantes”.

A abertura do encontro teve a participação da secretária municipal da Saúde, Fabiana Grechi, sendo conduzido pela médica pneumologista e interlocutora do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, Marília Machado, que compartilhou contribuições técnicas e clínicas sobre a abordagem ao tabagista no âmbito do SUS.

O tabagismo é reconhecido como um dos maiores fatores de risco evitáveis à saúde, sendo responsável pelo agravamento de diversas doenças crônicas.

“O uso do tabaco acompanha a humanidade há séculos e sua prevenção, bem como seu tratamento, são pautas prioritárias nas políticas públicas de saúde”, apontou a assessoria de comunicação do Executivo.

“O tratamento voltado à cessação do cigarro apresenta comprovada eficácia e custo-efetividade, elevando significativamente as chances de abstinência permanente”, segue o serviço municipal.

A assessoria também lembra que, no ano de 2024, Tatuí retomou o Programa Nacional de Controle do Tabagismo. “Desde então, a iniciativa tem capacitado novos profissionais, atualizado os que já atuam na rede municipal de saúde e ampliado o número de unidades de saúde credenciadas para oferecer o tratamento específico aos fumantes”, sustenta.

Atualmente, o município conta com cinco unidades credenciadas ao Programa Nacional de Controle do Tabagismo e outras três em processo de credenciamento, com equipes multiprofissionais formadas por médico, enfermeiro, farmacêutico e psicólogo.

Entre as unidades já credenciadas, estão: ESF Jardim Gonzaga, ESF “Adriana Mesquita Tibellio Mota” (Jardins de Tatuí), ESF “Dr. Simeão Orsi” (vila Angélica), ESF “Dr. Alceu Machado Filho” (vila São Cristóvão) e a ESF “Othoniel Cerqueira Luz” (CDHU).

As outras três unidades de saúde em processo de credenciamento são: ESF “Roseli de Oliveira Camargo” (Jardim Santa Rita de Cássia), ESF “Dr. Medardo Costa Neves” (Jardim Rosa Garcia) e a ESF “André Batista” (vila Santa Luzia).

A prefeitura orienta que “as pessoas que desejam parar de fumar podem e devem procurar ajuda”. O tratamento é gratuito e oferecido nas unidades de saúde credenciadas, com acompanhamento de equipe especializada e apoio contínuo ao paciente.

Para mais informações, basta procurar uma das unidades e saber mais sobre os grupos de cessação do tabagismo. “Cuidar da saúde é um passo importante, e o município está preparado para caminhar junto com quem deseja abandonar o cigarro e viver com mais qualidade de vida”, conclui a assessoria municipal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!