Professor Miguel começa seu 2º mandato

Cerimônia de posse no dia 1º também marcou início da 19ª Legislatura na Câmara

Prefeito durante assinatura do Termo de Posse do Executivo (foto: Pablo Ruiz)
Da reportagem

Na manhã de quarta-feira, 1º de janeiro, em solenidades realizadas na Câmara e no paço municipal, foram empossados o prefeito Miguel Lopes Cardoso Junior, o vice-prefeito Antônio Marcos de Abreu e os 17 vereadores eleitos para a 19ª Legislatura, que atuarão de 2025 a 2028 (reportagem nesta edição).

Na Câmara, a solenidade teve início às 10h, conduzida pelo vereador reeleito João Éder Alves Miguel (União) – o mais votado nas eleições de 2024. Com a presença de autoridades, familiares e demais representantes, a programação seguiu com discursos do vice-prefeito, do prefeito e do próprio parlamentar.

Em seu discurso, Cardoso Júnior (que concorreu com o nome de urna de “Professor Miguel”) destacou o compromisso da gestão municipal com “a transparência e o diálogo entre os Poderes”.

Em sua fala, afirmou: “Existem pessoas que dependem de nós e, apesar de ser difícil exercer o cargo, devemos nos dedicar”.

Sobre transparência, acrescentou: “Não há nada tratado em reuniões de secretariado que buscamos manter em segredo, pois a transparência é algo que valorizamos desde o meu primeiro mandato”.

O prefeito também enfatizou a importância da fé em sua gestão e reafirmou compromisso com a população: “Que Deus possa conduzir nossas mãos, pensamentos e atos para fazer o melhor para a cidade”.

Após suas palavras, o prefeito Miguel convidou os presentes a seguirem com a solenidade no paço municipal, destacando “a continuidade do trabalho em favor de Tatuí”.

O vice-prefeito Abreu também fez uso da palavra, enfatizando a responsabilidade dos deputados eleitos, com soma dos tatuianos, em atender às demandas da população.

“Eles foram agraciados com os nossos votos, e agora devemos fazer cobranças em favor do nosso município. Precisamos colocar Tatuí onde ela merece estar!”, declarou.

O último discurso da solenidade foi realizado pelo vereador Alves Miguel, que, entre palavras de gratidão por ter sido eleito o vereador com mais votos, ressaltou ter a atual composição do Legislativo a representação mais significativa de mulheres.

“O contexto político da cidade é machista. Vocês (vereadoras) representam a presença feminina que deve receber ainda mais destaque nas próximas eleições”, afirmou.

A solenidade também incluiu a formalização do compromisso regimental, tendo os 17 vereadores assumindo os cargos e participando da eleição da mesa diretora para o biênio 2025-2026.

Por esse pleito, a mesa diretora acabou composta por: Renan Cortez (MDB), como presidente, eleito por aclamação; Rosana Nochele Pontes Pereira (PSD), vice-presidente, Micheli Gibin Tosta Vaz (PSD), primeira-secretária; e Gabriela Xavier Mendes Coito (Podemos), segunda-secretária.

Em seu discurso, Cortez reforçou a “importância do diálogo e do respeito entre os vereadores e com a população”. “Não existe vereador mais ou menos votado; todos temos responsabilidades iguais perante o mandato. Que Deus nos guie durante esses quatro anos para que possamos, de fato, ser servidores públicos exemplares”, afirmou.

Alves Miguel ainda destacou a relevância do momento, celebrando a democracia e elogiando a arte de Rafael Sangrador, cuja exposição de telas em homenagem aos 70 anos do Conservatório de Tatuí ornamenta o plenário do Legislativo.

A cerimônia foi encerrada com cumprimentos entre os presentes. Lideranças locais prestigiaram o evento, que foi seguido pela assinatura do Termo de Posse do Poder Executivo pelo prefeito e o vice-prefeito, no paço municipal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui