Primeiro casamento comunitário da ‘Matriz’ confirma união de 15 casais

Igreja Matriz ficou lotada com famílias e amigos dos casais (foto: Foco A2 e Gian Cornoló)

O Santuário Nossa Senhora da Conceição ficou lotado na noite de sexta-feira, 14, durante a celebração do primeiro casamento comunitário da paróquia. O evento oficializou a união matrimonial de 15 casais que já conviviam juntos e decidiram confirmar a situação perante a Igreja Católica.

Conforme o pároco, padre Élcio Roberto de Góes, o evento foi idealizado pelo ECC (Encontro de Casais com Cristo). Durante as missas dos finais de semana, os noivos foram avisados da realização do evento e os interessados fizeram inscrição na secretaria paroquial.

“A inscrição estava aberta, quem quisesse participar poderia. Aí, foram surgindo muitos casais e tivemos que limitar o número de participantes”, comentou o sacerdote.

Segundo o pároco, os participantes não foram selecionados, contudo, com a quantidade de casais limitada, alguns acabaram não conseguindo a realização da confirmação do matrimônio na primeira edição.

“Cinco casais ficaram para a segunda edição do casamento comunitário. Já estamos planejando os detalhes e, provavelmente, será realizado no inverno do próximo ano”, contou Góes.

O pároco ainda ressaltou que a maioria dos casais inscritos talvez não tivesse condições de casar em uma cerimônia como a que foi realizada. “A maioria dos casais era composta por pessoas simples, e assim eles conseguiram uma celebração com decoração, cerimonial, orquestra sinfônica e outros detalhes que, através de parceria, foi possível oferecer”.

Os noivos contribuíram com uma taxa de R$ 100. A igreja ofereceu toda a estrutura física para a cerimônia. A vestimenta, aliança e outros detalhes pessoais ficaram por conta dos casais.

“Os que não conseguiam fazer coisas básicas, nós fomos atrás e conseguimos para eles – vestidos com descontos, a maquiagem foi feita aqui na igreja, com uma equipe totalmente de graça”, destacou.

Com uma parceria entre vários empresários da cidade, a cerimônia foi eternizada em fotos e filmagens, e cada casal ainda pôde levar um bolo para casa. Nove empresas ajudaram a concretizar cada detalhe da cerimônia.

Os parceiros do evento foram a Camerata Les Ensembles Coral e Orquestra; Mayara Zanetti by MZ Event Planner (cerimonial); Clarissa Acosta (decoração), Decoração de Eventos e Rei Davi Decorações; Juninho e Lívia by Focoadois (fotografia).

Além do estúdio Carpe Diem Filmes By Danilo Moura (filmagem); Pablo Gois by Pablo Gois Eventos (iluminação); Art Bolos by Sandra Ganancin (bolo “fake”); Clara e Cia (doces); Ana Laura Raszejas (publicidade); Mireile Ribeiro Monteiro e #MiriamMota (cabelo e “make”).

“Foi uma parceria de muitas mãos. A igreja teve um investimento também, mas a maioria dos detalhes foi conquistada com os parceiros. Todo mundo contribuiu de uma forma ou de outra”, reforçou o padre.

Wilson Mendes de Oliveira, diretor da Camerata Les Ensembles, foi um dos parceiros do evento e ressalta que a ideia era fazer algo clássico.

“Foi uma grande produção, nós optamos por algo clássico, por ser religioso também, e, com todo mundo junto, fomos estruturando, fazendo o evento acontecer. Os noivos ficaram muito felizes”, afirmou.