Da reportagem
Nascida à 1h11 de sexta-feira, 1o de janeiro, na Maternidade “Maria Odete Campos Azevedo”, da Santa Casa de Misericórdia, com 2,650 quilos e 48 centímetros, Diana Benfica Machado é a primeira criança tatuiana do ano de 2021 e já veio ao mundo recebendo presentes.
Ainda com poucos dias de vida, ela recebeu dois “kits” de enxovais completos, com roupas, sapatos, banheira e acessórios, para serem usados agora e que também servirão para os primeiros anos da menina.
A pequena é filha de Eduarda Soelene de Oliveira Machado, 25, e Murilo dos Santos Benfica, 24, moradores do bairro Inocoop (Conjunto Habitacional “Amaro Padilha”). Ela já tem um irmão de um ano e quatro meses, chamado Lian.
Na manhã do dia 1º, ainda na maternidade, a bebê recebeu um enxoval do Clube de Mães “Vera Peixoto”, movimento do Lions Clube de Tatuí, coordenado por Ângela Mendes de Almeida.
A entrega foi acompanhada por Beatriz Soares Amaro e Cintia Aparecida Gomes dos Santos, representando o Clube de Mães, além do presidente do Lions Clube de Tatuí, Christian Pereira de Camargo.
O movimento completou 50 anos em 2020 e fez, neste ano, a primeira doação de enxoval ao primeiro bebê nascido em Tatuí. “Foi muito especial realizar esta entrega, porque, nesse ano de pandemia, celebrar a vida é algo que nos comove”, disse o presidente, agradecendo ao Clube de Mães, “que preparou o enxoval com muito carinho”, ressaltou.
O Clube de Mães foi fundado no dia 7 de outubro de 1970, com encontros visando levar informações e ajudar às mulheres, principalmente à população carente, a apreender ofícios que possibilitassem a geração de renda.
Atualmente, o grupo conta com aulas de crochê, macramê, bordados, pintura em tecido e artesanatos em geral. Além disso, as alunas recebem informações sobre saúde da mulher, prevenção de doenças, primeiros socorros, noções de condicionamento físico e aula de informática.
Tradição
O segundo kit de enxoval Diana recebeu na manhã de quarta-feira, 6, da empresária Jaqueline Miranda Silva, gerente das lojas Tatuí Elegante. Ela mantém a tradição de presentear o primeiro bebê tatuiano há mais de 30 anos.
A empresária explicou que o kit contém itens básicos, selecionados para atender às necessidades da criança com peças em tamanhos diversos, que servem para todas as estações do ano.
Os itens foram escolhidos por ela, com a colaboração de funcionários da loja e da gerente Sandra Aparecida Martins. As duas estiveram na residência do casal para realizar a entrega.
A ideia de ofertar o kit partiu da família do empresário James Bartolone Miranda, irmão de Jaqueline, e, em 2021, completou 33 anos de ação ininterrupta. Desde 2010, a iniciativa está a cargo da irmã de Miranda.
“Começou com meu pai, que é fundador da loja, aí meu irmão passou a entregar e eu continuo mantendo a tradição. É uma maneira de prestigiarmos os tatuianos, principalmente nesta época tão difícil que estamos passando, devido à pandemia da Covid-19”, comentou.
A mãe de Diana disse ter ficado surpresa com os presentes, e acrescentou: “As peças vão ajudar muito. Eu até tinha algumas peças do meu primeiro filho que poderiam ser usadas, mas, sem saber que eu estava grávida, acabei doando o que tinha. Só depois soube da vinda da Diana”.
Eduarda ainda acentuou considerar a vinda da filha “um milagre”, assim como o nascimento do primogênito. Ela conta que, em fevereiro de 2018, recebera um diagnóstico de saúde que poderia impedi-la de engravidar.
“Não esperava ficar grávida agora, assim como também não esperava o Lian. Fui diagnosticada com ovário policístico, e o médico disse que eu não poderia engravidar. No primeiro, já foi uma grande alegria; agora Diana chegou trazendo ainda mais felicidade para a nossa casa”, diz a mãe.
“O nascer de uma criança representa o futuro e é sempre uma boa notícia. A gente acredita que devemos receber bem essa criança. Por isso, realizamos a entrega, é uma forma de darmos as boas-vindas”, concluiu Jaqueline.