E a campanha eleitoral tem início, finalmente, nesta próxima semana. Enfado para muitos, diversão para outros, certo é que a opção pelos candidatos deve ser levada muitíssimo a sério.
Por sua vez, ainda que seja imensa a boa vontade do eleitor – e nem sempre o é -, a definição dos votos só acontece com um mínimo de consciência se embasada em informação.
E é aí que começa a confusão, partindo-se da equivocada premissa de que, meramente, comunicar-se é se informar. Não necessariamente. Há meios de comunicação diversos, muitas vezes mal utilizados – ou bem utilizados para o “mal”. Claro, basta observar a profusão de ofensas e fatos distorcidos – senão inventados – que as redes sociais espalham feito titicas anônimas no ventilador virtual.
Também por essa razão, o jornal O Progresso aderiu a campanha promovida pela Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica). Intitulada “Vote no Impresso”, ela busca promover a comunicação impressa num ano em que, devido às mudanças na legislação da campanha eleitoral, esse formato ganha mais importância como mídia de interação com o eleitorado.
A entidade ressalta que estudos e pesquisas nacionais e internacionais atestam que a palavra impressa tem maior poder de fixação e assimilação por parte do público e, além disso, conota mais credibilidade e seriedade.
“Esses são atributos importantes numa eleição cuja campanha terá menos tempo de duração e mais limitações na comunicação, dificultando a fixação das mensagens por meio das mídias eletrônicas, rádio e TV”, aponta a Abigraf.
A principal peça da campanha é a “Cartilha Vote no Impresso”, lançada no dia 25 de julho, na sede da Abigraf, em São Paulo, com a presença das diretorias das 22 regionais da entidade, grupos empresariais dos segmentos promocional, envelopes, etiquetas e adesivos, impressão digital, assessores parlamentares, candidatos e presidentes de partidos, além de gráficas de todo o Estado de São Paulo. Os Correios, parceiros na ação, também estiveram presentes.
“A cartilha é apartidária e eminentemente técnica, focada em orientar políticos, assessores, candidatos e agências de propaganda a dialogar com eficácia com a sociedade, por meio da comunicação impressa utilizada em campanhas eleitorais: santinhos, adesivos, colinhas, entre outras peças”, explicou Levi Ceregato, presidente da Abigraf Nacional.
A cartilha aborda planejamento estratégico da campanha eleitoral, “slogan” e regras para a produção dos materiais impressos, entre outros temas.
Em São Paulo, estão sendo distribuídos 3000 exemplares. Diversas gráficas já estão imprimindo o material e distribuindo em suas regiões. A Abigraf estima que serão impressas e distribuídas, em todo o país, mais de 45 mil cartilhas. Mais informações podem ser obtidas no site da “Campanha Vote no Impresso”.
“Esse trabalho é reflexo da nossa política de atuação, fomentando negócios para o setor gráfico a partir de uma legislação que beneficia o candidato, nosso setor e a sociedade”, comentou Sidney Anversa Victor, presidente da Abigraf Regional São Paulo.
Naturalmente, a ação denota maior interesse aos candidatos, contudo, também serve para chamar a atenção do eleitorado quanto as diferenças entre as descompromissadas “postagens” e o quanto existe de seriedade por trás das campanhas que buscam, efetivamente, informar os eleitores.
Como lembrado no início, a campanha começa agora, com um tempo de duração ainda menor – de apenas um mês e meio -, mas suas consequências são duradouras – quatro anos, exatamente -, para bem ou para mal.
Óbvio que todos os instrumentos de comunicação podem e devem ser utilizados para o trânsito de propostas, críticas e, mesmo, debates e embates entre candidatos.
No entanto, quando se trata do futuro da comunidade, não dá para confiar somente nos coloridos e difusos marketings de campanha – especialmente os virtuais, em cuja essência o anonimato ainda persiste e sustenta a deslealdade e a desinformação.
Para o bem dos eleitores e, por consequência, de suas comunidades, os candidatos precisam se expor com muita clareza e as informações, ser precisas, do tipo preto no branco!