A partir da próxima terça-feira, 20, o Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí) deve iniciar o transporte e a montagem de todos os itens confeccionados pelo projeto “Natal Espetacular”.
Com a produção iniciada no mês de agosto, o projeto trabalha com o reaproveitamento de garrafas pet, a serem utilizadas na decoração de final de ano.
A iniciativa visa à preservação do meio ambiente e será uma oportunidade para o desenvolvimento do turismo, com a criação de novos atrativos nas cidades.
Agentes locais foram capacitados, na capital do estado, com dicas e informações a partir de critérios técnicos, determinados pelo Fussesp (Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo).
De acordo com a presidente do Fusstat, Sônia Maria Ribeiro da Silva, foram arrecadadas 30 mil garrafas pet para a decoração temática da Praça da Matriz, do “Pinheirão” da Praça da Santa e do Centro Cultural.
Com essa quantia, foram confeccionadas uma árvore de cinco metros e meio e outra de dois metros e meio, 140 bolas natalinas e mais 23 peças estilizadas, como o presépio completo, bengalas, bonecos de neve, sinos e guirlandas.
Inicialmente, o projeto previa somente a decoração da Praça da Matriz e a fabricação de uma árvore de quatro metros e meio. Sônia afirma que poderia manter a previsão inicial do projeto, mas ele foi aumentado “para que todas as pessoas que tivessem interesse pudessem colaborar de alguma forma”.
A presidente informa ter recebido apoio das secretarias da Saúde, da Educação e do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, além dos integrantes do projeto Envelhecer com Qualidade de Vida. Ela assegura que, “cada um fazendo um pouco, podem fazer muito mais”.
Todos os centros de capacitação do Fusstat auxiliaram no processo de confecção, além de uma equipe que foi realocada para um barracão na rua Juvenal de Campos, cedido por Jonas Caetano Filho, da Rede Caetano.
“Somos anjos de uma asa só, porque precisamos das asas dos outros para voarmos. Sozinhos, não conseguimos nada, mas, quando uma cidade trabalha em prol do próximo, não tem como dar errado”, completou a presidente.
O início da exposição será no sábado, 1º de dezembro, às 19h, com as duas árvores e decorações natalinas sendo acessas, e deve ficar à mostra até o dia 6 de janeiro.
Os itens confeccionados para o Centro Cultural servirão de decoração temática durante o “Bazar de Natal”. A atividade ocorrerá entre os dias 10 e 21 do próximo mês, oferecendo os itens produzidos pelos centros de capacitação durante o ano todo.