Prefeitura recupera área de preservação no Parque do Matão

0
Toneladas de entulho retiradas do Parque do Matão (foto: AI Prefeitura)
Publicidade
Da redação

A prefeitura, por meio do Departamento Operacional de Áreas Verdes, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, desde meados de agosto, realiza uma operação de limpeza no bairro Nova Tatuí, na área que compreende o Parque do Matão, local que tem recebido o descarte irregular de resíduos da construção civil e de lixo doméstico.

No parque, em aproximadamente dez dias, 30 servidores municipais retiraram cerca de 45 toneladas de entulho, como restos de construção, garrafas, pneus, móveis, lixo domiciliar e outros inertes. Em seguida, teve início o processo de limpeza da nascente e de recuperação da área de mata ciliar do córrego Ponte Preta.

No sábado,18, aconteceu o plantio de 35 mudas de variadas espécies de árvores nativas, em ação que contou com os vereadores João Eder Alves Miguel e João Francisco de Lima Filho e do líder comunitário Dhones Ramos, representando a comunidade em geral.

Para finalizar as ações no local, nesta terça-feira, 21, Dia da Árvore, 25 crianças do Núcleo Municipal de Educação Ambiental (Numea) e da Emef “Prof. José Galvão Sobrinho”, em parceria com o Suco Prat’s, fariam o lançamento de 50 bolas de semente na rua Dário Lisboa (esquina com a rua Paulo Iazzetti).

As bolas de semente são uma forma de semear plantas, desenvolvida pelo agricultor e microbiologista japonês Masanobu Fukuoka. A técnica consiste em lançar sementes selecionadas encapsuladas com argila ou barro, cuja função é proteger e proporcionar o ambiente adequado para a germinação.

Publicidade

A Prat’s Sementes a serem lançadas pelas crianças em espaços de mata que precisam ser reflorestadas são bolinhas feitas com argila, água, substrato e sementes. “Depois, a própria chuva desmanchará a ‘bola semente’ para iniciar a germinação, dando vida a uma nova árvore”, informa a assessoria de comunicação da prefeitura.

Publicidade