
Da redação
Nesta semana, a Secretaria da Saúde de Tatuí passou a ter como titular Fabiana de Cássia Saraiva Grechi, que ocupou o lugar de Fábio Almeida. Fabiana estava à frente da pasta do Meio-Ambiente, Agropecuária e Bem-Estar Animal, cuja nova chefia ainda não havia sido definida até esta sexta-feira, 13.
Entre as atribuições da nova secretária de saúde, estão: planejar, organizar, controlar e avaliar as ações e os serviços de saúde, gerir e executar os serviços públicos de saúde; e participar do planejamento, programação e organização da rede regionalizada e hierarquizada do Sistema Único de Saúde (SUS), em articulação com a direção estadual.
Também fazem parte das atribuições de Fabiana: participar da execução, controle e avaliação das ações referentes às condições e aos ambientes de trabalho; e executar serviços de vigilância epidemiológica, de vigilância sanitária, de alimentação e nutrição e de vigilância de saúde do trabalhador.
Ainda é trabalho dela: controlar e avaliar a execução de contratos e convênios firmados pelo município com as entidades prestadoras de serviços privados de saúde; e controlar e fiscalizar os procedimentos dos serviços privados de saúde.
Finalmente, finalizam as atribuições: normatizar complementarmente as ações e serviços públicos de saúde no seu âmbito de atuação; e definir e implementar programas, projetos e políticas na área municipal de saúde.
Sobre a secretária
Fabiana tem 48 anos, é mãe de dois filhos e fluente em inglês e espanhol. Ela ainda é graduada em medicina veterinária pela Universidade de Marília e especialista em Icitiopatologia (organismos aquáticos) pela Universidade do Porto (Portugal). A secretaria também tem MBA em marketing do agronegócio pela ESPM e é mestre em ciências ambientais pela UFSCar.
Além disso, é contabilista e estudou matemática financeira na Fundação Rui Barbosa, em Taboão da Serra; é educadora ambiental pela Fundação Getúlio Vargas; possui especialização em neurociência educacional pela Serene Mauro Muskat; é pós-graduada em psicopedagogia e neurociências pela Universidade Paulista (Unip); e Global Digital Learning pela University of California San Diego (USA).
De acordo com o informado pelo Executivo, “dentre suas qualificações, destacam-se: 23 anos de experiência na elaboração, implantação e gestão de participativa de projetos na área de sustentabilidade socioambiental, com foco na viabilidade da pequena comunidade rural, com adultos e crianças; e formação e condução de equipes de alto desempenho.
Também é citado o desenvolvimento de planos de negócio, reestruturações organizacionais e estratégias corporativas, com mais de dez anos de experiência na posição de gerência-geral; mais de 15 anos de experiência em gestão participativa em comunidades rurais, tradicionais, quilombolas e ribeirinhas, assumindo cargos de responsável técnica e coordenação de equipe.
Ainda são citados os mais de dez anos de atuação como educadora, iniciando na educação infantil até a graduação, com grande experiência em educação especial e na implantação e gestão escolar, coordenação pedagógica e gestão de pessoas; e negociação e comunicação, interna e externa, a nível global.
O Executivo também aponta a experiência dela na organização de eventos e mobilização de comunidades; e TEDx Organizer licenciada para a realização do TEDx Education Tatuí.
Fabiana também já atuou como vice-presidente na Associação Justiça Restaurativa de Tatuí; como gestora escolar da Educrescere Tatuí; como professora convidada na Universidade Federal de São Carlos (campus Sorocaba); e coordenadora de projeto socioambiental do Grupo Petrópolis (unidade de Boituva).
Ainda atuou como palestrante e capacitadora técnica no Serviço Nacional da Agricultura (Senar-Sebrae); e coordenadora de projetos e responsável técnica na Bass Piscicultura.
Finalizando, atuou como pesquisadora de projetos especiais na Basf Química; pesquisadora trainee no Centro de Pesquisa de Peixes Tropicais – CEPTA/Ibama; e analista de financeira na Plastic Foil e Prepac do Brasil.