Prefeitura reabre mais uma base da GCM

Autoridades aplaudem GCMs durante solenidade de reativação (foto: Eduardo Domingues)

Por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, a prefeitura reabriu, na quinta-feira, 14, mais uma base comunitária da Guarda Civil Municipal neste segundo semestre. A unidade, situada no bairro dos Mirandas, foi reativada cerca de 90 dias após o retorno das atividades da base no Enxovia.

Situada na via Vicente Manoel de Oliveira, próxima ao Santuário Nossa Senhora de Fátima, a base – inaugurada pelo ex-prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo – estava desativada desde a gestão anterior.

O serviço restabelecido passa a funcionar diariamente, das 8h às 20h, para auxiliar os moradores da comunidade e adjacências no patrulhamento comunitário e nas ações ambientais.

O espaço, além de reforçar a segurança pública, servirá como uma base ambiental e ainda será sede do “GPS Rural”, projeto que mapeou, através de tecnologia de localização por satélite, as propriedades da zona rural do município, com a intenção de agilizar o deslocamento para atendimentos de ocorrências.

A cerimônia de reabertura da base comunitária teve presença da prefeita Maria José Vieira de Camargo, de secretários e diretores municipais, vereadores, moradores do bairro e alunos do quarto e quinto ano da Emef “Orlando Bellucci”, além dos agentes da GCM.

De acordo com Maria José, “a corporação da GCM presta um serviço de qualidade à população, registrando índice de aprovação muito grande e auxiliando as forças de segurança pública do município”.

Ela acentuou que, mais que a presença da GCM no bairro, o Mirandas recebe um ponto de apoio às atividades de patrulhamento rural, cadastramento do GPS Rural e de desenvolvimento de atividades correlatas à fiscalização de ações contra o meio ambiente.

A prefeita agradeceu aos agentes que trabalharam no local para entregá-lo revitalizado e quebrou o protocolo ao pedir que dois GCMs fossem à frente dos presentes para serem aplaudidos. “Tem-se a impressão de que a base acabou de ser construída”, elogiou.

O subcomandante da GCM, Marcos Roberto Rodrigues dos Santos, afirmou que o crescimento econômico e a migração da população às cidades refletem no aumento da demanda dos serviços públicos.

Desta forma, ele justifica que, para fazer frente à demanda, “a GCM precisa desenvolver novas estratégias e um novo modelo de operação que seja, simultaneamente, capaz de equilibrar a demanda por segurança pública e oferecer serviços aos munícipes”.

Entre as novas estratégias citadas por Santos, o subcomandante assegura “a pretensão de situar e direcionar claramente a visão de futuro e os objetivos da GCM, trabalhando com controle e proteção na função de amparar, acolher e socorrer as pessoas”.

Santos ainda parabenizou a prefeita por possibilitar à população do bairro dos Mirandas a reativação do instrumento de segurança pública. “Esta reativação constitui um propósito elevado e auxilia a GCM nos muitos desafios que temos a curto, médio e longo prazo”, completou o subcomandante.

O secretário municipal da Segurança Pública e Mobilidade Urbana, José Roberto Xavier da Silva, apontou que a população poderá usufruir da base comunitária para apresentar problemas ligados à segurança. Contudo, ressaltou que, como funcionários públicos, estão à disposição para tentar auxiliar em outros tipos de demanda.

Em 2018, o parlamentar Alexandre Grandino Teles havia protocolado, na Câmara Municipal, um requerimento solicitando a reabertura da base comunitária no bairro. Ele foi mais um a agradecer a prefeita pelo trabalho desenvolvido no município.

“Precisamos recordar como Tatuí estava no início da atual gestão. Às vezes, nem sempre é bom voltar ao passado, mas não devemos nos esquecer”, declarou Teles.

“Hoje, Tatuí é um canteiro de obras. Há melhorias sendo feitas pelos quatro cantos da cidade. Nós sabemos que a demanda é muito grande, e ainda tem muito a ser feito”, complementou o parlamentar.

Conforme adiantado pelo comandante da GCM, Antonino José Rodrigues da Costa, embora situada no bairro Enxovia, a viatura da corporação “cobre” os demais bairros rurais do município. “A base ambiental e rural não é apenas daqui, é de toda a cidade. Será a mesma viatura que fará todo o patrulhamento”, informou Costa.

A O Progresso, o comandante acrescentou que os guardas que irão trabalhar no local são preparados para informar e atuar em questões relacionadas ao meio ambiente.

“Os moradores, ao invés de irem até o centro, podem fazer as denúncias aqui, e daqui mesmo já parte a viatura para fazer a averiguação”, complementou.

A instalação da base comunitária no bairro dos Mirandas segue a “filosofia atual de trabalho” da corporação. A GCM está priorizando o chamado policiamento comunitário, com ações mais voltadas à assistência da população.

O objetivo é fazer com que a comunidade do bairro e da região utilize a unidade. Para isso, a GCM pretende implantar projetos de incentivo à leitura, além de oficinas.

Para tanto, o diretor municipal da Segurança Pública, Francisco Carlos Severino, conta que a prefeitura pretende fazer eventos e ações sociais, além de palestras sobre meio ambiente.

“Trazer os moradores para próximo da corporação é muito importante. A ação conjunta entre eles pode auxiliar aos finais de semana, por exemplo, quando a população flutuante acaba aumentando no bairro”, declarou.

“Teremos essa base aberta para receber a população que desejar tirar uma dúvida, pedir orientações ou até mesmo solicitar a GCM para uma questão de segurança pública”, complementou Severino.

Em relação ao GPS Rural, a base é um ponto a mais, no qual os moradores poderão sanar as dúvidas sobre o cadastramento no sistema. Segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, nos primeiros dez meses do projeto – a partir de novembro de 2018 –, foram catalogadas quase 900 casas, ainda com a perspectiva de que o programa atinja pelo menos 2.000 moradias.

A base comunitária é a quarta de um total de cinco a serem inauguradas pela atual gestão. Em 2017, a prefeitura inaugurou bases no Jardim Santa Rita de Cássia e no Jardim Mantovani e, em agosto, a unidade do Enxovia.

Após abrir a segunda base localizada na zona rural, Maria José garantiu que, em breve, deve inaugurar o prédio localizado no distrito de Americana.

“Os desafios são grandes e o recurso é pouco. Por conta disso, agradeço a toda minha equipe de trabalho, que se esforça para podermos avançar em projetos estratégicos e importantes”, declarou Maria José.