A prefeitura retomou as obras da creche do bairro Santa Cruz. As informações foram confirmadas pela prefeita Maria José Vieira da Camargo em entrevista O Progresso, na quarta-feira, 7.
As obras da unidade escolar estavam paralisadas após o rompimento do contrato com a empresa que realizava o serviço. Segundo a prefeita, a empreiteira atrasou o cronograma de construção.
“Infelizmente na administração pública, temos esses percalços pela frente. Empresas que não cumprem prazos e deixam a desejar na qualidade dos serviços. Rompemos o contrato e realizamos uma nova licitação”, comentou.
A nova empresa já está trabalhando. O investimento é de R$ 1.231.435,21, e a construção tem 890 metros quadrados, o que deve gerar 120 novas vagas. A previsão é de que em até 90 dias as obras estejam concluídas.
Ainda no setor educacional, a administradora municipal listou parcerias e aplicações de recursos em serviços que vão desde a infraestrutura e manutenção dos prédios escolares até a área do conhecimento.
Acentuando as obras que atenderam à pasta, a prefeita reforçou que uma das metas para o setor é zerar a lista de espera de vagas das creches municipais e a construção de novas escolas de ensino infantil.
Até dezembro, a prefeita estima que a administração possa entregar outras três creches, nos bairros Inocoop (Conjunto Habitacional “Amaro Padilha”), Jardim Santa Emília e Residencial Astória.
Já para 2020, há previsão de conclusão de uma pré-escola para atender mais de 300 alunos, de zero a cinco anos, no Pacaembu, e a inauguração da clínica-escola para autistas.
“A unidade escolar é uma das nossas maiores, contará 1.462 metros quadrados e já está começando as obras; já a clínica está dentro dos nossos projetos para 2020”, reforçou.
Na área de conhecimento, Maria José salientou que estão em andamento diversos programas educacionais e de alfabetização, promovidos em parceria com institutos, organizações e com o governo federal.
Ela pontuou que a prefeitura mantém o programa “Mais Alfabetização” – que foca no trabalho de estudantes dos primeiros e segundos anos – e lembrou que também continua recebendo o material do Emai (Educação Matemática nos Anos Iniciais), por meio do projeto Ler e Escrever, do governo estadual.
“Acho que a nossa Secretaria da Educação está constantemente engajada no desenvolvimento integral dos nossos alunos e, por isso, temos vários programas que já vêm desde 2017 e que estão tendo continuidade”, asseverou.
Ainda segundo Maria José, dentro da pasta, existem parcerias com a Coop (Cooperativa de Consumo) e com a concessionária CCR SPVias para realização do programa Cooperjovem e Caminho para a Cidadania, respectivamente.
“Esses são programas contínuos, que estão acontecendo, assim como o projeto Jovens Empreendedores, do Sebrae, e o Proeja (Programa de Educação de Jovens e Adultos), desenvolvido em parceria com a Uniso (Universidade de Sorocaba)”, adicionou.
A prefeita ainda destacou que, devido à demanda, outras quatro turmas voltadas ao ensino de jovens de adultos foram abertas nesta semana, no Jardim santa Rita de Cássia. A abertura oficial das turmas do EJA aconteceu na Emef “Allan Alves de Araújo”, na noite de quarta-feira, 7.
“O EJA é um programa maravilhoso, que dá oportunidade para o jovem e para o adulto para que eles possam terminar o ensino fundamental. As classes vão atender 80 alunos, dos bairros Tanquinho, Pacaembu e Santa Rita”, comentou.
Ainda falando em parcerias, Maria José elencou outros convênios, como o da UFSCar, que garante a manutenção do Programa Futuro Cientista, e com o Instituto Ayrton Senna, que promove os programas Gestão de Política da Alfabetização e o Gestão Nota 10.
“Acho que esses programas são grandes ganhos para a Educação. O IAS a gente batalhou muito para trazer para Tatuí. Ele está em todos os estados onde a educação precisa ser mais trabalhada. Mas, em São Paulo, são apenas três municípios, e Tatuí é um deles”, enfatizou.
Avaliando o primeiro semestre da pasta, a prefeita ressaltou a realização do 1º Fórum Municipal da Educação. Para Maria José, o evento – realizado nos dias 7 e 18 de abril – foi “um grande marco da história de Tatuí”.
A programação reservou, aos participantes, diversas salas de debate, “minutos musicais” e novas palestras. Entre os palestrantes, estiveram a professora e doutora Maria Tereza Mantoan, do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença, da Unicamp, e Helen Silva Ribeiro, gerente de diversidade e inclusão educacional da Secretaria de Educação de Maricá (RJ), ambas especialistas em educação especial.
Os debates e palestras, envolvendo especialistas, tiveram a finalidade de abordar os principais temas e desafios atuais da Educação. O papel do professor, as competências socioemocionais, o cuidar e o educar e a inclusão foram alguns dos temas das palestras.
“Na ocasião, os profissionais especializados contribuíram muito para a formação dos nossos professores. Foi uma ótima iniciativa, e a intenção é que tenha outras edições, porque o primeiro foi muito bem avaliado”, assegurou.
Esporte e cultura
A gestora municipal também citou avanços nos projetos da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, evidenciando a conquista do título de MIT (município de interesse turístico).
“Tatuí hoje é MIT e vem buscando, cada vez mais, elevar o fluxo turístico da cidade, por meio de eventos e dos equipamentos culturais disponibilizados, com programação diversificada para todos os públicos”, frisou.
Estudo realizado pelo setor aponta a movimentação de milhares de visitantes em Tatuí: no Carnaval (30 mil pessoas); na Festa de São Jorge (400), na Festa do São João do Bemfica (12 mil); na Festa da Caridade (11 mil); na Feira do Doce (96 mil); e no Campeonato de Acrobacia (15 mil).
“Na cultura, os destaques ainda são as programações abertas para a população. Como exemplo, as atividades do Museu Histórico “Paulo Setúbal”. São eventos e atividades que elevam o fluxo turístico do município”, reforçou.
Para finalizar, a prefeita afirmou que uma das metas para o próximo ano é dar continuidade aos projetos que já estão em andamento e entregar as obras iniciadas. Maria José ainda avaliou a gestão de forma positiva.
“Hoje, tenho uma equipe de secretários que, assim como eu, tem o objetivo de servir o município. Com todos trabalhando juntos, avançamos muito de 2017 até hoje. Estou realmente satisfeita”, concluiu.