Prefeitura lança serviço para ‘acompanhamento’ da gestão





A Prefeitura lançou neste mês serviço de acompanhamento da administração e dos gastos públicos. Trata-se do SIC (Serviço de Informação ao Cidadão), disponível no site oficial do município, no endereço www.tatui.sp.gov.br.

O espaço está disponível no lado inferior direto da página inicial do site, no link “acesso a informação”. Ao clicar, o internauta é redirecionado para uma página exclusiva.

Ela conta com espaço para cadastramento e exibe todas as informações sobre os procedimentos da chamada Lei de Acesso à Informação, a 12.527, sancionada em 18 de novembro de 2011 e implantada no município na atual gestão.

De acordo com a Prefeitura, o SIC oferece acesso “que facilita a localização e obtenção de informações” ligadas ao Executivo dando “transparência nas ações da administração pública”. “O objetivo é garantir o maior número possível de dados relacionados à gestão. O espaço tem como fundamentos a praticidade e a facilidade, sem que as pessoas precisem se deslocar até o paço municipal”, destaca nota da assessoria de comunicação.

A secretária municipal de Fazenda, Finanças e Planejamento, Lilian Maria Grando Camargo, destacou em nota que o serviço “é vantajoso tanto para a Prefeitura quanto para a população”. Conforme ela, o canal de comunicação serve como mais uma ferramenta de prestação de contas ao cidadão tatuiano.

“Esse canal será um meio da população estar ligada no que acontece na administração, fator que torna a nossa gestão ainda mais transparente”, destacou.

Também por meio da assessoria, o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, afirmou que a Lei de Acesso à Informação estabelece que as informações de interesse coletivo ou geral deverão ser divulgadas pelos órgãos públicos de maneira espontânea e independentemente de solicitações.

“Além de absolutamente democrática e transparente, a lei permite redução dos custos no processamento, gerenciamento e impressão de documentos e ofícios de resposta às solicitações. Antes, o trabalho de fiscalização do Executivo era prerrogativa exclusiva dos vereadores. Agora, toda população poderá acompanhar tudo que acontece em nosso município e em nossa gestão”, falou.

O SIC disponibiliza informações sobre atividades institucionais, ações e programas, auditorias, convênios, despesas, licitações, contratos e servidores.

Em fase de testes

Outra novidade anunciada pelo Executivo está em fase de testes. A Prefeitura deve implantar em seu site o “Chat da Ouvidoria”. Por meio dele, o cidadão poderá conversar em tempo real com a equipe de atendimento ao público e encaminhar sua sugestão, crítica ou elogio de maneira imediata. A expectativa é que o serviço entre em funcionamento em 2015.

Prefeitura lança serviço para ‘acompanhamento’ da gestão

Canal funciona no site oficial; Ouvidoria deve ganhar “chat”

Da redação

A Prefeitura lançou neste mês serviço de acompanhamento da administração e dos gastos públicos. Trata-se do SIC (Serviço de Informação ao Cidadão), disponível no site oficial do município, no endereço www.tatui.sp.gov.br.

O espaço está disponível no lado inferior direto da página inicial do site, no link “acesso a informação”. Ao clicar, o internauta é redirecionado para uma página exclusiva.

Ela conta com espaço para cadastramento e exibe todas as informações sobre os procedimentos da chamada Lei de Acesso à Informação, a 12.527, sancionada em 18 de novembro de 2011 e implantada no município na atual gestão.

De acordo com a Prefeitura, o SIC oferece acesso “que facilita a localização e obtenção de informações” ligadas ao Executivo dando “transparência nas ações da administração pública”. “O objetivo é garantir o maior número possível de dados relacionados à gestão. O espaço tem como fundamentos a praticidade e a facilidade, sem que as pessoas precisem se deslocar até o paço municipal”, destaca nota da assessoria de comunicação.

A secretária municipal de Fazenda, Finanças e Planejamento, Lilian Maria Grando Camargo, destacou em nota que o serviço “é vantajoso tanto para a Prefeitura quanto para a população”. Conforme ela, o canal de comunicação serve como mais uma ferramenta de prestação de contas ao cidadão tatuiano.

“Esse canal será um meio da população estar ligada no que acontece na administração, fator que torna a nossa gestão ainda mais transparente”, destacou.

Também por meio da assessoria, o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, afirmou que a Lei de Acesso à Informação estabelece que as informações de interesse coletivo ou geral deverão ser divulgadas pelos órgãos públicos de maneira espontânea e independentemente de solicitações.

“Além de absolutamente democrática e transparente, a lei permite redução dos custos no processamento, gerenciamento e impressão de documentos e ofícios de resposta às solicitações. Antes, o trabalho de fiscalização do Executivo era prerrogativa exclusiva dos vereadores. Agora, toda população poderá acompanhar tudo que acontece em nosso município e em nossa gestão”, falou.

O SIC disponibiliza informações sobre atividades institucionais, ações e programas, auditorias, convênios, despesas, licitações, contratos e servidores.

Em fase de testes

Outra novidade anunciada pelo Executivo está em fase de testes. A Prefeitura deve implantar em seu site o “Chat da Ouvidoria”. Por meio dele, o cidadão poderá conversar em tempo real com a equipe de atendimento ao público e encaminhar sua sugestão, crítica ou elogio de maneira imediata. A expectativa é que o serviço entre em funcionamento em 2015.