A Prefeitura iniciou na terça-feira, 17, os procedimentos de restauração dos monumentos dos músicos de Tatuí. O primeiro a passar por intervenção será a estátua “Maestro”, situada na avenida Coronel Firmo Vieira de Camargo.
O monumento será retirado do granito e levado ao ateliê do escultor Claudio Camargo, que realizará o processo de restauração. A obra foi escolhida para dar início ao restauro por ter sido a primeira a ser instalada, no ano de 2008.
Segundo a Prefeitura, a obra será reinstalada no final do mês de novembro. Na sequência, outros monumentos passarão pelo mesmo procedimento, até que a série de 11 esculturas sejam revitalizadas.
De acordo com nota enviada pela Prefeitura, o escultor Cláudio Camargo foi escolhido devido a “singularidade relevante do artista na criação das obras, envolvendo o estilo, o traço, a engenhosidade e a especial habilidade”.
“Ao todo, o projeto de restauração terá o prazo de um ano para ser executado e, passo a passo, o Departamento Municipal de Cultura prestará as informações necessárias para que a população tenha ciência do cronograma de trabalho de cada obra a ser restaurada”, explicou o diretor de Cultura, Rogério Vianna.
O diretor ainda ressaltou que, com mais esse ato, a Prefeitura acentua o intuito de salvaguardar e valorizar esse bem vocacional da cultura tatuiana que é a música, tão importante para a nossa cultura e para o turismo.