Da reportagem
Mais um atrativo turístico foi implantado em Tatuí. Na noite de segunda-feira, 16, a prefeitura, por meio das Secretarias de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude e da Educação, inaugurou o “Mural em Mosaico Capital da Música”, na avenida Professora Maria Aparecida Santi, na marginal do Manduca.
A cerimônia teve presença da prefeita Maria José Vieira de Camargo, do vice-prefeito Luiz Paulo Ribeiro da Silva, do secretário parlamentar e ex-prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, além de secretários e diretores municipais.
Também esteve presente o gerente do Supermercado Barbosa Nelson Ferreira Machado, o diretor executivo do Conservatório de Tatuí, Ary de Araújo Júnior, a artista plástica Soraya Rossi Camargo, professores da rede de ensino que colaboraram com a execução do projeto e o presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), Wagner Eduardo Graziano.
A solenidade ainda contou com apresentação da Banda Musical “Professor Dirceu Ortolani Stein” – Bamados, da cidade de Capivari, sob a regência do maestro Caio Augusto da Silva. O grupo é formado por 50 componentes, entre corpo musical e linha de frente, com idades entre 8 e 25 anos.
Conforme divulgado no evento, o projeto foi elaborado para “fomentar o turismo em Tatuí, visando valorizar ainda mais o título de Capital da Música, pelo qual Tatuí é nacionalmente conhecida”.
A artista plástica Soraya foi a responsável por elaborar o mural, que ainda teve a colaboração de 18 professores de arte da rede municipal de ensino, além de outras pessoas convidadas, com apoio da Cerâmica Strufaldi e da rede de Supermercados Barbosa.
Soraya destacou que o projeto voltado à música foi criado a partir de um convite da prefeita que consiste no desenho de uma orquestra se apresentando com 46 músicos – que tem como maestro Antônio Carlos Neves Campos, ex-diretor do Conservatório de Tatuí, já falecido.
A obra de arte, feita totalmente em azulejo, começou a ser instalada no dia 30 de setembro, em uma parede de 2,40 metros de altura e 136 metros de comprimento.
“O que eu queria, também, era valorizar esses professores de arte. Mais de 30 fizeram o workshop e uns 18 foram até o fim. Eu dei o workshop, eles aprenderam e executaram o trabalho durante dois meses”, comentou a artista plástica.
A equipe organizadora se reuniu em uma oficina de mosaico, instalada em um espaço cedido pelo Colégio Objetivo. Os azulejos utilizados para formar os desenhos foram cedidos pela Cerâmica Strufaldi, e a rede Barbosa ofereceu apoio financeiro, além de ter cedido o muro – que é de propriedade dela – para a realização do projeto.
O maestro Luís Marcos Caldana, do Conservatório, foi o responsável por auxiliar a equipe na montagem do desenho fixado no muro, indicando a posição em que cada instrumento deveria estar, bem como os membros da orquestra retratada no projeto artístico.
Soraya ainda revelou que tem projetos para instalações de murais em outras regiões da cidade. “Agora, quero fazer as cenas de uma ópera. Ainda vou finalizar este projeto e levar para o Conservatório de Tatuí”, antecipou.
De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, o novo espaço turístico está sendo monitorado com câmeras, para inibir a ação de vândalos.
Conforme informado em nota, foram instaladas três câmeras na extensão do mural, e as imagens são observadas 24 horas, por meio da Central de Monitoramento, instalada na Guarda Civil Municipal.
Maria José parabenizou os envolvidos no processo de criação e construção do mural e destacou que o projeto faz parte do processo de revitalização daquele local, “que anteriormente estava abandonado”.
“Em dois anos, conseguimos recuperar, com muito trabalho, essa região. E faltava uma marca de Tatuí como MIT (município de interesse turístico), uma referência para que os cidadãos de Tatuí e os turistas pudessem se lembrar e se orgulhar de nossos grandes músicos e suas orquestras”, disse a prefeita.
A O Progresso, o secretário do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, reiterou que a entrega do projeto completa o trabalho da cidade para manter-se como MIT e pleitear o título de estância.
“É um projeto que valoriza ainda mais e homenageia os músicos de Tatuí, fortalecendo a cidade como ‘Capital da Música’ e, além disso, completa a beleza desta avenida que foi recentemente revitalizada”, reforçou o secretário.
Sinisgalli disse acreditar que poucas cidades conseguiram fazer o que Tatuí fez para o turismo nestes últimos três anos. Ele lembrou que, como MIT, a cidade já entregou 11 monumentos restaurados, efetivou a revitalização da Capela do Bemfica e vai entregar a Praça da Santa nesta quarta-feira, 18.
“Acredito que, com tudo isso, a praça vai ser a cereja do bolo, tanto para o Natal quanto para a gente contemplar um ano excelente para o turismo. Nosso trabalho, quando entramos na gestão, era arrumar o município para poder lançar novos projetos. Este muro é um deles, mas tem muitos outros projetos para 2020”, completou o secretário.