Prefeitura inaugura local para produção de espécies nativas





A Prefeitura inaugurou, no dia 29 de junho, o “Viveiro Municipal de Mudas Florestais”. O canteiro foi construído em parceria entre o Departamento de Meio Ambiente e empresas locais. Essas companhias possuem TCA (termo de compromisso ambiental), firmado com o Setor de Licenciamento e Fiscalização Ambiental.

O local é destinado ao plantio e desenvolvimento de plantas nativas para recomposição de matas ciliares ou unidades de conservação ambiental, assim como exemplares da flora mais adequadas ao plantio urbano, como calçadas e praças.

O viveiro tem capacidade de produção de até 50 mil mudas de árvores por ano. Os canteiros foram feitos em duas áreas sombreadas com 200 m² cada.

Uma delas é destinada à germinação e produção com sistema de irrigação automatizado, enquanto a outra serve para o desenvolvimento das mudas, contando, ainda, com 300 m² para rustificação, processo de ambientação para que a planta se fortaleça quando plantada no local de destino.

O viveiro desenvolverá e receberá mudas provenientes de compensações ambientais de autorização de supressão de árvores isoladas.

O local tem uma área de apoio para o armazenamento de materiais e desenvolvimento de atividades de educação ambiental, além de diversos equipamentos.

As empresas que participaram da implantação do viveiro são: Elenco Empreendimentos Imobiliários; Gallo Empreendimentos Imobiliários; AB Colinas, Corradi Empreendimentos Imobiliários e Roberto Batista Lorenzetti.

O Departamento de Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo pretendem utilizar o espaço para que alunos do ensino fundamental possam conhecer a vegetação nativa brasileira.

As aulas de conscientização e sustentabilidade, que já são realizadas na Escola Ambiental, terão um reforço com o Viveiro Municipal. Segundo a secretária da Educação, Ângela Sartori, o viveiro vai facilitar os agendamentos de escolas, dividindo a demanda dos alunos.

“Já temos, na Escola Ambiental, um viveiro, só que a nossa rede é muito grande. Além das visitas, teremos apoio para o desenvolvimento de projetos juntos aos alunos”, explicou.

Ângela afirmou que os agendamentos de visitas pelas escolas começarão no mês de agosto, em seguida ao fim do recesso escolar de julho. Diretores das unidades escolares municipais participarão de reuniões para definir o cronograma de visitas, que será compatibilizado com o Departamento de Meio Ambiente.

“É fundamental o aprendizado dos nossos alunos aliar a parte teórica e prática, principalmente por eles serem crianças e serem agentes multiplicadores dessa consciência ambiental”, afirmou.

A secretária disse que as crianças e adolescentes “já têm noção e responsabilidade sobre as boas práticas ambientais”. “Nesse tipo de aproximação deles com o meio ambiente, não estamos só visando agora, mas também um futuro melhor”, concluiu.